Formação de professores: investigando programas de desenvolvimento profissional docente nos institutos federais (Teacher training: investigating teacher professional development programs in federal institutes)

Autores

  • Geralda Aparecida de Carvalho Pena Instituto Federal Minas Gerais
  • Celia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Karoline de Lourdes Abreu Souza Instituto Federal Minas Gerais
  • Leidelaine Sergio Perucci Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.386

Palavras-chave:

Formação de professores. Institutos Federais. Desenvolvimento profissional docente.

Resumo

A temática da formação de professores, nos diversos níveis de ensino, tem sido recorrente nas pesquisas do campo educacional, apontando novos olhares e perspectivas de análise. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores de Educação Profissional e Tecnológica e de Ensino Superior, além de levantar e analisar projetos/programas ou ações voltados ao desenvolvimento profissional docente em cinco Institutos Federais mineiros. Os resultados dessa investigação apontaram poucos estudos cujos sujeitos sejam professores da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino Superior, bem como a inexistência de programas de desenvolvimento profissional docente nos Institutos Federais mineiros no período pesquisado

Biografia do Autor

Geralda Aparecida de Carvalho Pena, Instituto Federal Minas Gerais

Pedagoga - Coordenaadora de Pós-graduação

Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão - DIPPE

Celia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Educação da UFOP

Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE

Karoline de Lourdes Abreu Souza, Instituto Federal Minas Gerais

Licencianda em Geografia

IFMG Ouro Preto

Leidelaine Sergio Perucci, Universidade Federal de Ouro Preto

Licencianda em Pedagogia - UFOP

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Pena, G. A. de C., Nunes, C. M. F., Souza, K. de L. A., & Perucci, L. S. (2019). Formação de professores: investigando programas de desenvolvimento profissional docente nos institutos federais (Teacher training: investigating teacher professional development programs in federal institutes). Crítica Educativa, 5(1), 224–235. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.386

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais