Conexão África do Sul e Brasil: afetos, diálogos e identidades em pauta em práticas educomunicativas transformadoras (South Africa and Brazil connection: affections, dialogues and identities in relation to transformative educommunicative practices)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.436Palavras-chave:
Rádio. Educomunicação. Relações África do Sul e Brasil. Refugiados. Pedagogia de Projetos.Resumo
A fim de estabelecer uma ponte entre África do Sul e Brasil, este artigo pretende apresentar a relevância da mídia rádio para o desenvolvimento histórico-cultural, político e social destes países, com destaque às conquistas e aos desafios que passaram a fazer parte de um frutífero encontro entre educomunicadores brasileiros com crianças refugiadas, na cidade de Joanesburgo. A meta deste texto é compartilhar um breve panorama sobre o estratégico uso de programações radiofônicas na história da capital sul-africana, bem como o potencial que práticas de Educomunicação, como a Rádio Kitoko, ilustram, quando utilizadas, de maneira estratégica, a fim de estabelecer vínculos construídos a partir de trocas de afetos, de diálogos e do enaltecimento das diversidades identitárias presentes no projeto aqui apresentado.
Referências
BADEROON, Gabeba. Shootingthe East/VeilsandMasks: UncoveringOrientalism in South African Media. In.: ZEGEYE, Abebe e HARRIS, Richard L. Media, identity and the public sphere in post-apartheid South Africa. Leiden, Boston: KoninklijkeBrill NV, 2003.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/Educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, ano XIV, n. 3, set./dez. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/download/43579/47201>. Acesso em: 01 jun. 2019.
BAKHTIN, Mikhail e VOLOSHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec Annablume, 2002.
BARONAS, Roberto Leiser (org.). Identidade cultural e linguagem. Cáceres: Unemat Editora; Campinas: Pontes Editores, 2005.
BARROS, G. C., & MENTA, E. Podcast: Produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economía Política de lãs Tecnologías de La Información y Comunicación, 2007. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012621.pdf>. Acessoem: 15 Jun. 2019.
COPLAN, David B. South African Radio is a Saucepan. In.: GUNNER, Liz; LIGAGA, Dina; MOYO, Dumisani; BOSCH, Tanja; CHIBITA, Monica B.; COPLAN, David B. Radio in Africa: publics, cultures, communities. South Africa: WitsUniversity Press, 2012.
FILHO, Adilson Vaz Cabral; SCHNEIDER, Marcos. O legado de Stuart Hall e a Comunicação Comunitária. Revista MATRIZes, vol. 10, n. 3, set/dez 2016.
FREIRE, Paulo. A ação cultural para a liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIDDENS, Anthony. A vida em uma sociedade pós-tradicional. In: BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.
GOUVEA, M. C. S. de. Infância, sociedade e cultura. In: Carvalho, Alysson et al. (Org.). Desenvolvimento e aprendizagem. Belo Horizonte: Editora UFMG; Proex UFMG, 2002.
GUNNER, Liz. IsiZulu Radio Drama and the modern subject: restless identities in South Africa in the 1970s. In.: GUNNER, Liz; LIGAGA, Dina; MOYO, Dumisani; BOSCH, Tanja; CHIBITA, Monica B.; COPLAN, David B. Radio in Africa: publics, cultures, communities. South Africa: Wits University Press, 2012.
HERMANN, Nadja. A questão do outro e o diálogo. Revista Brasileira de Educação, vol. 19, n. 57, abr./jun., 2014.
HOOKS, Bell. Intelectuais negras. Estudos Feministas, ano 3, n. 2, 1995.
JAMISON, Dean T.; McANANY, Emile G.Radio for educationanddevelopment. USA: SagePublications, Inc., 1978.
MÁRTIN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MILESI, Rosita. Refugiados e migrações forçadas: Uma reflexão dos 20 anos da Declaração de Cartagena. Disponível em <https://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/estrangeiros/art_irmarosita.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2019.
PRANDINI, Paola. A cor na voz: identidade étnico-racial, educomunicação e histórias de vida. Belo Horizonte: Letramento, 2018.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. Lincoln: NCB University Press, vol. 9, nº 5, 2001. Disponível em: <http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2019.
RODRIGUEZ, C. De medios alternativos a mediociudadanos. In.: GUMU-CIODRAGON, A.; TUFTE, T. (eds.). Antología de comunicación para elcambio social. New Jersey: Consorcio de Comunicación para el cambio social,2008.
ROSENTHAL, Eric. You have been listening… A history of the early day sof radio transmission in S. A. Cape Town, South Africa: Purnell& Sons Ltd., 1974.
SHAMBURG, Christopher. Student-PoweredPodcasting. Teaching for 21st-Century Literacy. Washington, DC: International Society for Technology in Education (ISTE), 2009.
SCHAUN, Ângela. Educomunicação: reflexões e princípios. Rio de Janeiro: Manuad, 2002.
SPITULNIK, Debra. Alternative small media and communicative Spaces. In: HYDEN, Goran; LESLIE, Michael; OGUNDIMU, Folu F. Media anddemocracy in Africa. New Brunswick, New Jersey: Transaction Publishers, 2002.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
TRINDADE, Azoilda Loretto da. Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar. In: TRINDADE, AzoildaLoretto da; SANTOS, Rafael dos. Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 5ª ed. Petrópolis: DP etAlii, 2014.
UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Linking generations through radio: a toolkit from Africa for radio producers working with children and youth. France: 2013. Disponível em <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000223828>. Acesso em: 28 jun. 2019.
VEUR, Paul R. van der. Broadcasting and Political Reform. In.: HYDEN, Goran, LESLIE, Michael e OGUNDIMU, Folu F. Media and democracy in Africa. New Brunswick, New Jersey: Transaction Publishers, 2002.
WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Bauru: Edusc, 2000.
WOLTON, Dominique. É preciso salvar a comunicação. São Paulo: Paulus, 2006.
ZUNTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.