A potência do pensamento diaspórico e contra hegemônico: reflexão, produção e resistência (The power of diasporic and counter-hegemonic thinking: reflection, production and resistance)

Autores

  • Mariana Martha de Cerqueira Silva UFSCar-So

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.429

Palavras-chave:

Racionalidades. Eurocentrismo. Ciência Moderna.

Resumo

Em vista de indagar o mito da racionalidade científica da Modernidade ocidental, este artigo põe em questão razões eurocêntricas que histórica e metodologicamente determinaram e determinammuito dopensar e fazer científicocontemporâneos. Para tal, esta abordagem discute algumas ideias presentes no pensamento de dois autores situados em contextos afro-diaspóricos que, diretamente, estabelecem conexões dialógicas entre e com África e Brasil. Em “Para além do pensamento abissal” do intelectual português Boaventura de Sousa Santos (2007) e em “Investigação científica e crise da racionalidade – Livro I”, do sociólogo e teólogo camaronense Jean-Marc Ela (2015) encontramos debates filosóficos que questionam e desestruturamo mito da racionalidade científica da Modernidadeocidental. Este texto se inicia com uma breve biografia dos dois autores e se estrutura de modo a apresentar o desenvolvimento das ideias contidas nos textos supracitados. A conclusão indica a necessidade de construção ou revelação de outras racionalidades para as epistemologias do século XX, sobretudo, nos contextos geo-históricos ressignificados a partir de conexões afro-diaspóricas.

Biografia do Autor

Mariana Martha de Cerqueira Silva, UFSCar-So

Formada em Pedagogia pela USP, Mestra e Doutoranda em Educação pela UFSCar. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Universidade do Brasil (Faculdade de Sorocaba). ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-3445-7271.  E-mail: marimcs05@yahoo.com.br

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Cerqueira Silva, M. M. de. (2019). A potência do pensamento diaspórico e contra hegemônico: reflexão, produção e resistência (The power of diasporic and counter-hegemonic thinking: reflection, production and resistance). Crítica Educativa, 5(1), 21–30. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.429

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais