Agenda sobre expansão da educação básica nos manifestos eleitorais: “direita-esquerda” em Moçambique e no Brasil (2014-2018) (Agenda on the expansion of basic education in election manifests: “left right” wings in Mozambique and Brazil - 2014-2018)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.406Palavras-chave:
Moçambique-Brasil. Educação básica. Manifestos eleitorais. Direita-esquerda.Resumo
O tema do presente artigo versa sobre agenda sobre expansão da educação básica nos manifestos eleitorais: “direita-esquerda” em Moçambique e no Brasil (2014-2018). Pretende analisar como o direito à educação tem sido proposto por atores partidários (políticos), a partir dos manifestos eleitorais. Especificamente visa a identificar as propostas, metas para a oferta da educação básica e, descrever as relações da agenda partidária (esquerda/direita) com projetos educacionais em contextos nacionais e/ou com agenda globalmente estruturada da educação. Metodologicamente é um estudo comparativo, por via das dimensões de esquerda-direita e mecanismos de gestão propostos. Pode-se, no fim, explicar como as propostas partidárias nem sempre identificam a ideologia partidária, em Moçambique e no Brasil.
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