Significações de professores de Ciências sobre a realidade de proletarização (The importance of Science teachers in relation to the reality of proletarization)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.350Palavras-chave:
Proletarização. Professor. Profissão.Resumo
Esta pesquisa tem como temática central a proletarização docente, compreendida, a partir do entendimento de que os professores, como categoria profissional, passam por um processo de desqualificação, perda do controle e desvalorização de seu trabalho. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar significações de professores/as da rede pública estadual sobre a proletarização docente. O estudo caracteriza-se por ser uma abordagem qualitativa e exploratória. Neste texto, são apresentados dados obtidos por meio de entrevista, com três professores da rede pública estadual de uma cidade no interior do estado de São Paulo, e a análise de dados pautou-se na proposta de Núcleos de significação. A expressão parcial das significações é considerada um alerta importante para a reflexão sobre os cursos de formação inicial de professores, no sentido de indicar a necessidade desses cursos contribuírem para a formação dos professores como trabalhadores que analisam e compreendemReferências
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