Ensino de História da África no Brasil: fluxos, refluxos e possibilidades (The ebb and flow of the teaching of African History in Brazil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.431

Palavras-chave:

Ensino de História. Currículo. História da África.

Resumo

O texto aborda o ensino de história da África a partir da sua dimensão política. Demonstra como a inserção do tema nos currículos escolares refletiu um longo processo de lutas políticas. A descrição deste fluxo é articulada ao contexto mais amplo de adoção de políticas de promoção da igualdade racial por parte do Estado brasileiro. Após esta etapa, o texto analisa o contexto atual de intenso refluxo das políticas de inclusão social e suas consequências para o processo ainda inconcluso de construção de um currículo de História anti-racista. Finalmente, o texto conclui apontando possibilidades de articulação entre o ensino de História e os avanços da historiografia brasileira no estudo sobre a África.

Biografia do Autor

André Santos Luigi, Universidade EStadual de Campinas

Bacharel (2009) e Licenciado (2010) em História pela Universidade de São Paulo. Especialista em Ensino de História pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Mestre em Educação, na área de Formação de Professores, pela Universidade Federal de São Carlos, pesquisando o Currículo de História do Estado de São Paulo e o Ensino de História da África. Obteve bolsas de financiamento de pesquisa PIBIC/CNPq e FAPESP Treinamento Técnico. Atuou entre 2009 e 2012 como professor de História no Ensino Fundamental e Médio na Rede Pública Estadual de São Paulo. Entre 2012 e 2017 foi Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São José dos Campos e Campus Salto. Entre 2009 e 2017 trabalhou voluntariamente como Coordenador Pedagógico e professor do Cursinho Popular EPA, projeto de Extensão da FATEC Itu. Atualmente é Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no IFSP Campus Registro. Pesquisa Formação de Professores, Teoria do Currículo, Educação para as Relações Étnico-Raciais, História da África, História Atlântica e História de Itu. É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde (ETNS-UFSCar)

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Luigi, A. S. (2019). Ensino de História da África no Brasil: fluxos, refluxos e possibilidades (The ebb and flow of the teaching of African History in Brazil). Crítica Educativa, 5(1), 92–104. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.431

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais