Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Crítica Educativa
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Contato
Submissões
Template
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Bases / Indexadores
Anúncios
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 5 n. 1 (2019): Crítica Educativa
v. 5 n. 1 (2019): Crítica Educativa
Crítica Educativa, v. 5, n. 1, 2019
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1
Publicado:
2019-11-06
Editorial
Editorial: superando limites, avança a Crítica Educativa (Editorial: overcoming limits, advancing the Journal Crítica Educativa)
Marcos Francisco Martins
1-2
PDF
Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais
Apresentação do Dossiê - Educação e contemporaneidade: conexões e desafios de África e Brasil (Presentation of the Special Issue - Education and contemporaneity: connections and challenges in Africa and Brazil)
Maria Walburga dos Santos, Rosana Batista Monteiro, Amy Niang
3-9
PDF
Como educar-se/educar num mundo de crescentes desigualdades? (How do I educate myself/and how to educate in a world of growing inequality?)
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
10-20
PDF
A potência do pensamento diaspórico e contra hegemônico: reflexão, produção e resistência (The power of diasporic and counter-hegemonic thinking: reflection, production and resistance)
Mariana Martha de Cerqueira Silva
21-30
PDF
Relações raciais: o olhar dos professores sobre as crianças migrantes haitianas nas escolas de Sinop no Mato Grosso (Racial relations: a teacher’s perspective on Haitian migrant children enrolled in schools in Sinop, Mato Grosso)
Ivone Jesus Alexandre, Anete Abramowicz
31-44
PDF
Culturas infantis e Oxóssi: descolonizando com a assertividade do filho de um caçador (Children's cultures and Oxossi: how to decolonize with the confidence of a hunter's son)
Ellen Gonzaga Lima Souza, Babalorixá Oguntobi Daniel Gonzaga Costa
45-54
PDF
Decolonialidade dos saberes históricos da África e América Latina descolonizadas (The decoloniality of historical knowledge in decolonized Africa, Asia and Latin America)
Clayton Messias, Carlos Roberto da Silveira
55-62
PDF
Agenda sobre expansão da educação básica nos manifestos eleitorais: “direita-esquerda” em Moçambique e no Brasil (2014-2018) (Agenda on the expansion of basic education in election manifests: “left right” wings in Mozambique and Brazil - 2014-2018)
Jonas António Francisco
63-76
PDF
Educação em Moçambique: a política do assimilado trilhando o caminho de privilegio da língua portuguesa no ensino (Education in Mozambique: policies of assimilation and the privileging of Portuguese in teaching)
Sheila Perina de Souza
77-91
PDF
Ensino de História da África no Brasil: fluxos, refluxos e possibilidades (The ebb and flow of the teaching of African History in Brazil)
André Santos Luigi
92-104
PDF
A África ensinada no Brasil: políticas públicas e conteúdos de livros didáticos (The ‘Africa’ taught in Brazil: public policies and textbook content)
Mírian Cristina de Moura Garrido
105-118
PDF
Vadiação em Pedra Branca: os caminhos da Capoeira como expressão de resistência no município de Itapetinga/BA (Vagrancy in White Stone: Capoeira ways as expressions of resistance in Itapetinga/BA)
Tales Cardoso Pita, José Valdir Jesus de Santana, Reginaldo Santos Pereira
119-134
PDF
O rap como poesia negra da diáspora: modos de dizer, modos de fazer literatura (Rap as poetry of black diaspora: ways of saying, ways of making literature)
Silvana Carvalho da Fonseca
135-145
PDF
Conexão África do Sul e Brasil: afetos, diálogos e identidades em pauta em práticas educomunicativas transformadoras (South Africa and Brazil connection: affections, dialogues and identities in relation to transformative educommunicative practices)
Paola Diniz Prandini, Honislaine Aparecida Rubik
146-168
PDF
Diáspora africana, mobilidade acadêmica e ensino superior: um relato de experiência do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento na Colômbia (African diaspora, academic mobility and higher education: the case of the Abdias do Nascimento Academic Development Program in Colombia)
Iberê Araujo da Conceição
169-182
PDF
Artigos e ensaios nacionais
O Novotec e a implementação da Reforma do Ensino Médio na rede estadual paulista (Novotec and the implementation of the High School Reform in São Paulo state network)
Evaldo Piolli, Mauro Sala
183-198
PDF
Possibilidades de um currículo emancipatório em Freire (Possibilities of an emancipatory curriculum in Freire)
Daniela Gaete Sewaybricker Bravo, Fabiana Boschetti Nunes, Juliana Rezende Torres
199-211
PDF
Os currículos na educação superior no Brasil no cenário de financeirização e dívida (Higher education curricula in Brazil in the context of financialization and debt)
Rochester Santana Lima
212-223
PDF
Formação de professores: investigando programas de desenvolvimento profissional docente nos institutos federais (Teacher training: investigating teacher professional development programs in federal institutes)
Geralda Aparecida de Carvalho Pena, Celia Maria Fernandes Nunes, Karoline de Lourdes Abreu Souza, Leidelaine Sergio Perucci
224-235
PDF
Estado, políticas públicas e a atuação do diretor da escola pública (State, public policies and the performance of the public school director)
Carmem Lucia Santos, Terezinha de Fátima Andrade Monteiro dos Santos
236-245
PDF
Educação de jovens e adultos: uma vivência didática realizada com aporte no aplicativo Plickers (Education of youth and adults: a didactic living performed with contribution in Plickers application)
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Débora Braga Prado Albuquerque, Francisco Régis Vieira Alves
246-261
PDF
“A nossa luta já entrou para a história, o movimento dos OCUPAS foi inédito”: notas sobre uma ocupação secundarista de 2016 em Guarapuava-PR ("Our fight has entered history, the OCUPAS movement was unprecedented": notes on a secondary occupation of 2016 in Guarapuava-PR)
Jorge Luiz Zaluski
262-276
PDF
Significações de professores de Ciências sobre a realidade de proletarização (The importance of Science teachers in relation to the reality of proletarization)
Mayara Martins da Silva, Luciana Maria Lunardi Campos, Leandro Jorge Coelho
277-292
PDF
A história local e a pesquisa em história da educação (The use of local history and research practices in history of education)
Elenice Silva Ferreira
293-307
PDF
A Teoria das Representações Sociais nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017 (The Theory of Social Representations in the National Meetings of Research in Sciences Education - ENPEC - from 2007 to 2017)
Rodrigo Mota Santos, Caian Cremasco Receputi, Thaiara Magro Pereira
308-323
PDF
Entrevistas
Adolescentes em situação de conflito com a lei e o atendimento inicial integrado: entrevista com o Padre Agnaldo Soares Lima (Adolescents in conflict with the law and integrated inicial care: interview with Priest Agnaldo Soares Lima)
Julio Cesar Francisco, Roseli Esquerdo Lopes
324-332
PDF
Traduções
Proclamação de um dia mundial da filosofia - introdução e tradução de texto da UNESCO de 2005 (The Proclamation of a World Philosophy Day: introduction and translation of the 2005 UNESCO text)
Marcus Rafael Rodrigues
333-353
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
mapa