FOFOCAS HETEROAUTOCIENTÍFICAS: TANGENCIAR PARA TRANSGREDIR
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id560Resumo
O objetivo deste artigo é a comunicação da tomada consciente de alteração da posição axiológica da professora-pesquisadora que investiga a própria prática na pesquisa de mestrado por meio da figura zombeteira (BAKHTIN) da fofoca (FEDERICI), que altera a perspectiva estética da visão, produzindo vivências/compreensões (VOLÓCHINOV) assumidamente valorativas, entre consciências equipolentes e vozes plenivalentes. A metodologia narrativa de pesquisa se orienta pelas questões epistemológicas possibilitadas pela mudança estética que provoca outra posição axiológica da professora-pesquisadora. A materialidade é composta por excertos do texto da qualificação, da dissertação e as fofocas. Consideramos que narrativas situadas e contextualizadas puderam apresentar valores transgredientes (BAKHTIN) em relação aos conhecimentos teóricos do campo e os saberes experienciais de si e este se mostrou um modo relevante para as tomadas de consciência axiológica da própria prática docente pela pesquisadora, fortalecendo a noção de heteroautocientificidade das Ciências Humanas.
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