EPISTOLARIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ENTRE O EU, O SI E O OUTRO
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id551Resumo
Este trabalho busca contribuir para a teorização do uso do gênero discursivo epistolar “carta” como instrumento de biografização em pesquisa (auto)biográfica, em especial na pesquisa-ação-formação voltada para formação de professores. O texto está estruturado em quatro partes principais, a saber: (a) caracterização da pesquisa-ação-formação; (b) definições de carta, em termos gerais; (c) acepção de carta pedagógica; (d) discussão do que compreendemos como carta pedagógica reflexiva. A diferença fundamental entre cartas em geral e a carta pedagógica reside num desejo de produzir conhecimento e numa postura política. Por sua vez, a carta pedagógica reflexiva – uma missiva de cunho pedagógico intencional em que o remetente e o destinatário são a mesma pessoa – está ancorada na perspectiva do “si-mesmo” ricoeuriano. Por meio dela, é possível exacerbar a oposição entre o si e o eu no processo de escrita de uma carta para um "si mesmo", além conhecer aspectos permanentes e aspectos mutáveis da construção identitária do remetente/destinatário. Ela também oportuniza que a relação entre alteridade (o outro) e ipseidade (o si) por meio da percepção de como o segundo vai se transformando pela ação do primeiro.
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