DIÁRIO DE PESQUISA, UMA FORMA DE NARRAR
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id547Resumo
O objetivo do presente texto é apresentar o Diário de Pesquisa como estratégia pedagógica, assumindo para reflexão duas experiências desenvolvidas pelos autores, distantes no tempo, mas unificadas no propósito: uma, realizada no percurso de seis semestres letivos acompanhando alunos do curso de Pedagogia de uma universidade particular no período de 2003 a 2005, tendo o Diário de Pesquisa e a história de vida como recursos formacionais densos de aprendizagens e produção de sentido; e, outra, a escrita do Diário de Pesquisa e seu impacto na formação do(a) pesquisador(a) em educação, levando em conta a itinerância reflexiva em uma disciplina em curso de pós-graduação numa universidade pública, em 2018. Assim, assume-se o Diário de Pesquisa como dispositivo singular para uma formação em profundidade e busca-se refletir em torno de uma concepção outra de formação e práticas, como sendo da ordem do acontecimento e da construção de saberes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.