DIARIO DE INVESTIGACIÓN, UNA FORMA DE NARRAR

Autores/as

  • Francisco Oliveira Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN
  • Joaquim Gonçalves Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC-UERN)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id547

Resumen

El objetivo de este texto es presentar el Diario de Investigación como estrategia pedagógica, asumiendo para la reflexión dos experiencias desarrolladas por los autores, lejanas en el tiempo, pero unificadas en propósito: una, realizada en el transcurso de seis semestres académicos acompañando a los estudiantes del curso de Pedagogía de universidad privada de 2003 a 2005, con el Diário de Pesquisa y la historia de vida como densos recursos de formación para aprender y producir sentido; y, otro, la redacción del Diário de Pesquisa y su impacto en la formación del investigador en educación, teniendo en cuenta la itinerancia reflexiva en una disciplina en un posgrado en una universidad pública, en 2018. Así, el Diario de Investigación se asume como un dispositivo singular de formación en profundidad y busca reflexionar en torno a una concepción diferente de la formación y las prácticas, como ser del orden del evento y la construcción del conocimiento.

Biografía del autor/a

Francisco Oliveira, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC-UERN) pelo campus central em Mossoró-RN. Professor de Educação Física graduado no Curso de Educação Física da UERN no Campus de Pau dos Ferros-RN.

Joaquim Gonçalves Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC-UERN)

Doutor em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1978), graduação em Pedagogia pela Faculdade Ciências e Letras de Lorena (1972) e graduação em Filosofia pela Faculdade Ciências e Letras de Lorena (1972). Foi professor e pesquisador na Universidade Federal de Mato Grosso no período de 1974 a 1992; Universidade Federal de São Carlos de 1992 a 2000; atuou na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) como professor, pesquisador no período 2001 a 2010 e Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação desta Instituição no biênio 1998 a 2010. Foi líder do GEPEM (Grupo de Pesquisa em Educação e Multirreferencialidade) criado em 2002 e encerrado suas atividades em 2010; vice-líder do GRIME (Grupo Interinstitucional de Multirreferencialidade e Educação). Atualmente atua como Professor Visitante do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Oliveira, F., & Barbosa, J. G. . (2022). DIARIO DE INVESTIGACIÓN, UNA FORMA DE NARRAR. Crítica Educativa, 8(2), 1–23. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id547

Número

Sección

Dossie Modos de Narrar a Vida