APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM BIOLOGIA - A TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE

Autores

  • Isabela Custódio Talora Bozzini UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Elaine Furlan UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Anselmo Calzolari UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Paulo de Faria UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v7.id501

Resumo

As dificuldades em trabalhar assuntos relativos à sexualidade como o desejo, a construção do corpo na sociedade, gravidez indesejada, identidade de gênero, diversidade sexual, o respeito às diferenças estão, muitas vezes, relacionadas à formação que professoras/es tiveram nos cursos de graduação. O curso de licenciatura em Ciências Biológicas aqui focalizado não possui disciplinas que discutam diretamente as questões de sexualidade, nesse sentido foi proposto pela professora de estágio de docência esta temática, a partir de uma demanda da escola campo de estágio. A partir das experiências vivenciadas pelos/as licenciandos/as, interessou aos pesquisadores analisar que aprendizagens da docência as experiências de estágio (estudo, planejamento, regência, reflexão em grupo) com a temática da sexualidade puderam propiciar a estes/as licenciandos/as. As licenciandas e os licenciandos apontam a importância deste estágio para sua formação, destacando principalmente aspectos da aprendizagem da docência, bem como as dificuldades e as possibilidades de tratar a temática da sexualidade. Considerando as reflexões que este estágio proporcionou aos licenciandos e às licenciandas, duas categorias foram estabelecidas: (a) Aprendizagens Gerais da Docência e (b) Aprendizagens que envolvem o conteúdo a ser ensinado. Entendemos que este trabalho possa auxiliar professores da educação básica, bem como formadores de professores a refletirem sobre o ensino de sexualidade na educação básica e superior.

Biografia do Autor

Isabela Custódio Talora Bozzini, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos. Endereço para correspondência: Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação. Rod. Anhanguera, km174-SP-330- Araras- SP – CEP: 13600-970. E-mail: ictbozzini@ufscar.br.

Elaine Furlan, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos. Rod. Anhanguera, km174-SP-330- Araras- SP – CEP: 13600-970. E-mail: elainefurlan@ufscar.br

Anselmo Calzolari, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos. Endereço para correspondência: Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação. Rod. Anhanguera, km174-SP-330- Araras- SP – CEP: 13600-970. E-mail: anselmo@ufscar.br

Paulo de Faria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos. Endereço para correspondência: Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação. Rod. Anhanguera, km174-SP-330- Araras- SP – CEP: 13600-970. E-mail: paulofaria@ufscar.br

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Publicado

2022-02-08

Como Citar

Bozzini, I. C. T., Gomes Matheus Furlan, E., Calzolari, A., & Cézar de Faria, P. (2022). APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM BIOLOGIA - A TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE. Crítica Educativa, 7(1), 01–26. https://doi.org/10.22476/revcted.v7.id501

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais