Projeto de intervenção no estágio: contribuições para formação de professores (Intervention project of stage: contributions for teacher training)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.297Palavras-chave:
Relato de experiência. Projeto de intervenção pedagógica. Gestão democrática da escola pública. Formação de professores.Resumo
O presente trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada durante o Estágio Curricular Obrigatório da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. O estágio, realizado sob a forma de um Projeto de Intervenção Pedagógica, teve como tema a compreensão do processo de gestão democrática na escola. O projeto foi executado em ações como: debates, rodas de conversa, montagem de estande, elaboração e aplicação de um jogo didático, atividades essas direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Goiás. Pode-se concluir que a participação e autonomia dos estagiários para execução do Projeto foram fatores essenciais para a imersão na escola como um campo formativo e de investigação. A oportunidade de interagir com a comunidade escolar na compreensão de como se dá a participação nas decisões que direcionam os caminhos da instituição, proporcionou uma base consistente para refletir sobre as práticas e as relações estabelecidas no ambiente escolar. Conclui-se que o desenvolvimento de projetos durante o estágio apresenta-se como um importante recurso para o processo de formação de professores.
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