Projeto de intervenção no estágio: contribuições para formação de professores (Intervention project of stage: contributions for teacher training)

Autores/as

  • Kaio André dos Santos Cordeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Zilene Moreira Pereira Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.297

Palabras clave:

Relato de experiência. Projeto de intervenção pedagógica. Gestão democrática da escola pública. Formação de professores.

Resumen

O presente trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada durante o Estágio Curricular Obrigatório da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. O estágio, realizado sob a forma de um Projeto de Intervenção Pedagógica, teve como tema a compreensão do processo de gestão democrática na escola. O projeto foi executado em ações como: debates, rodas de conversa, montagem de estande, elaboração e aplicação de um jogo didático, atividades essas direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Goiás. Pode-se concluir que a participação e autonomia dos estagiários para execução do Projeto foram fatores essenciais para a imersão na escola como um campo formativo e de investigação. A oportunidade de interagir com a comunidade escolar na compreensão de como se dá a participação nas decisões que direcionam os caminhos da instituição, proporcionou uma base consistente para refletir sobre as práticas e as relações estabelecidas no ambiente escolar. Conclui-se que o desenvolvimento de projetos durante o estágio apresenta-se como um importante recurso para o processo de formação de professores.

Biografía del autor/a

Kaio André dos Santos Cordeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Zilene Moreira Pereira Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS

PROFESSORA ADJUNTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

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Publicado

2018-08-10

Cómo citar

Cordeiro, K. A. dos S., & Pereira Soares, Z. M. (2018). Projeto de intervenção no estágio: contribuições para formação de professores (Intervention project of stage: contributions for teacher training). Crítica Educativa, 4(1), 112–122. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.297

Número

Sección

Relatos de experiência