Educação de jovens e adultos: uma vivência didática realizada com aporte no aplicativo Plickers (Education of youth and adults: a didactic living performed with contribution in Plickers application)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.394Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos. Didática. Cognição. Plickers.Resumen
Este trabalho tem o objetivo de discutir como o aplicativo Plickers pode auxiliar na realização didática na Educação de Jovens e Adultos, por meio da compreensão dessa modalidade e de seus aspectos didáticos e cognitivos mobilizados, de modo local, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Cecy Ciladini (onde aconteceu a vivência didática). Para isso, foi utilizada a fase inicial (análises prévias) da Engenharia Didática como aporte teórico-metodológico. Foram feitas uma revisão bibliográfica e uma descrição de uma vivência didática realizada com suporte no aplicativo Plickers, a fim de evidenciar como seu uso pode ser relevante nessa modalidade. Assim, foi possível apontar aspectos didáticos e cognitivos, que podem auxiliar os docentes durante o processo da avaliação formativa, discutir a contribuição dos recursos tecnológicos na Educação de Jovens e Adultos e observar os entraves que precisam ser superados para que os instrumentos digitais proporcionem situações didáticas potencialmente eficazes. Além do mais, pode-se compreender a praticidade no desenvolvimento da aula com uso do Plickers, assim como a interação dos alunos devido à facilidade em usá-lo e o feedback imediato do resultado das avaliações, destacando que a aplicabilidade do dispositivo móvel no âmbito escolar é bem aceita pelos estudantes.
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