A Teoria das Representações Sociais nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017 (The Theory of Social Representations in the National Meetings of Research in Sciences Education - ENPEC - from 2007 to 2017)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.390Palabras clave:
Ensino de Ciências. ENPEC. Teoria das Representações Sociais. Revisão bibliográfica.Resumen
A educação é um importante campo nas pesquisas segundo a perspectiva da Teoria das Representações Sociais (TRS). No Brasil, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é importante para a comunidade acadêmica que pesquisa na área do Ensino de Ciências discutir diferentes temáticas sobre a Educação. Buscando compreender a penetração da TRS nas pesquisas dessa natureza, essa pesquisa teve como objetivo analisar os trabalhos publicados em seis edições do ENPEC, no período de 2007 a 2017. Foram identificados 52 trabalhos utilizando-se os termos “Representação Social” e “Representações Sociais”. Destes, 46 foram o corpus de texto desta pesquisa por sua natureza. Para analisar os trabalhos utilizou-se a Análise de Conteúdo, segundo pressupostos de Bardin (2009). Os resultados mostram que as principais áreas de conhecimento investigadas nos trabalhos são Biologia, Ciências e Química; os temas investigados versam, em sua maioria, sobre a “Diversidade da Vida”, “Meio Ambiente” e “Química e seus Conceitos”; os sujeitos investigados são, principalmente, os estudantes da Educação Básica, graduandos e professores. Conclui-se que os trabalhos publicados no ENPEC pretendem compreender quais as RS de professores e alunos sobre os aspectos das Ciências.
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