A Teoria das Representações Sociais nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017 (The Theory of Social Representations in the National Meetings of Research in Sciences Education - ENPEC - from 2007 to 2017)

Authors

  • Rodrigo Mota Santos Universidade de São Paulo (USP)
  • Caian Cremasco Receputi Universidade de São Paulo (USP)
  • Thaiara Magro Pereira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.390

Keywords:

Ensino de Ciências. ENPEC. Teoria das Representações Sociais. Revisão bibliográfica.

Abstract

A educação é um importante campo nas pesquisas segundo a perspectiva da Teoria das Representações Sociais (TRS). No Brasil, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é importante para a comunidade acadêmica que pesquisa na área do Ensino de Ciências discutir diferentes temáticas sobre a Educação. Buscando compreender a penetração da TRS nas pesquisas dessa natureza, essa pesquisa teve como objetivo analisar os trabalhos publicados em seis edições do ENPEC, no período de 2007 a 2017. Foram identificados 52 trabalhos utilizando-se os termos “Representação Social” e “Representações Sociais”. Destes, 46 foram o corpus de texto desta pesquisa por sua natureza. Para analisar os trabalhos utilizou-se a Análise de Conteúdo, segundo pressupostos de Bardin (2009). Os resultados mostram que as principais áreas de conhecimento investigadas nos trabalhos são Biologia, Ciências e Química; os temas investigados versam, em sua maioria, sobre a “Diversidade da Vida”, “Meio Ambiente” e “Química e seus Conceitos”; os sujeitos investigados são, principalmente, os estudantes da Educação Básica, graduandos e professores. Conclui-se que os trabalhos publicados no ENPEC pretendem compreender quais as RS de professores e alunos sobre os aspectos das Ciências.  

Author Biographies

Rodrigo Mota Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciado em Ciências - Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LiEQui/USP/CNPq

Caian Cremasco Receputi, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LIEQui/USP/CNPq.

Thaiara Magro Pereira, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LiEQui/USP/CNPq.

References

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à Educação. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, jun. 2008, p. 18-43.

ARRUDA, A. pesquisa em representações sociais: a produção em 2003. In: SOUZA, C. P.; EINS, R. T.; BÔAS, L. V.; NOVAES, A. O.; STANICH, K. A. B. (orgs). Ângela Arruda e as representações sociais: estudos selecionados. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2014, p. 87-116.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4ª ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009.

FARR, R. M. Representações sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, P.;

JOVCHELOVITCH, S. Textos em representações sociais. 12ª ed., Petrópolis: Vozes, 2011, p. 27-52.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação & Sociedade, vol. 23, n. 79, ago. 2002, p. 257-272.

MARTINS, A. M.; CARVALHO, C. A. S.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Pesquisa em representações sociais no Brasil: cartografia dos grupos registrados no CNPq. Revista Psicologia Teoria e Prática, v. 16, n. 1, abr. 2014, p. 104-114.

MENIN, M. S. S.; SHIMIZU, A. M.; LIMA, C. M. A teoria das representações sociais nos estudos sobre representações de professores. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, ago. 2009, p. 549-476.

MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

RATEAU, P.; MOLINER, P.; GUIMELLI, C.; ABRIC, J.-C. Teoria da Representação Social. In: VANLANGE, P.; KROGLANSKI, A.; HIGGINS, E. (Ed.). Handbook of theories of social psychology. London: Sage. v. 2, 2012. p. 477-497.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Ed.). As representações sociais. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. UERJ. 2001. p. 17-44.

PEREIRA, C. S.; REZENDE, D. R. A Teoria das Representações Sociais como ferramenta para pesquisa e ensino (de Química). In.: SANTA, E. M.; SILVA, E. L. (orgs). Tópicos em ensino de Química. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. p. 197-210.

PEREIRA, T. M.; AGUILAR, M. B. R.; BORTOLAI, M. M. S.; REZENDE, D. B. A Teoria das Representações Sociais no Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciências. Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, v. EXTRA, 2017. p. 4145-4149.

PEREIRA. T. M.; VOGEL, M.; REZENDE, D. B. Potencialidade da Teoria das Representações Sociais em pesquisas sobre aspectos da docência e do docente de Química. In.: MISSIAS-MOREIRA, R.; SALES, Z. N.; COLLARES-DA-ROCHA, J. C. C.; FREITAS, V. L. C. Representações sociais, educação e saúde: um enfoque multidisciplinar. v. 2, Curitiba: CRV, 2017. p. 83-98.

SÁ, C. P. Representações sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, M. J. S. O conhecimento no cotidiano. 1ª ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense. 2004. p. 19- 45.

TEIXEIRA, P. M. M; MEGID NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, 2012, p. 273-297.

Published

2019-11-06

How to Cite

Santos, R. M., Receputi, C. C., & Pereira, T. M. (2019). A Teoria das Representações Sociais nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017 (The Theory of Social Representations in the National Meetings of Research in Sciences Education - ENPEC - from 2007 to 2017). Crítica Educativa, 5(1), 308–323. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.390

Issue

Section

Artigos e ensaios nacionais