A história local e a pesquisa em história da educação (The use of local history and research practices in history of education)

Autores/as

  • Elenice Silva Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.369

Palabras clave:

História Local. História da Educação. Annales. Pesquisa em História da Educação.

Resumen

O presente texto discorre acerca do debate teórico-metodológico na produção historiográfica em nível local/regional, sem perder de vista a sua relação com o global, já que há muito a historiografia vem considerando que as realidades criadas pela ação do homem, sobre o espaço e no tempo, não podem ser analisadas apenas a partir de seus aspectos globalizantes, mas também de suas particularidades e singularidades manifestadas em seu micro-espaço. Trata-se de uma postura teórico-metodológica que se generalizou por meio da chamada Escola dos Annales, sobretudo, em sua terceira geração, possibilitando a abertura de novas fronteiras interpretativas, de modo a promover outras vias para as pesquisas no campo da História, em especial, da História da Educação. Nessa perspectiva, a escrita da história da educação na dimensão local não deixa de reconhecer o município como entidade político-administrativa com vida própria, entretanto articulado com as ações políticas e educacionais em nível nacional/global, rompendo com a dicotomia entre o centro e a periferia, o local e o global, posto que um está contido no outro. O texto apresenta a parte de uma pesquisa ainda em andamento e que investiga as políticas públicas de educação do município de Vitória da Conquista-Bahia, no período entre 1945 e 1963.

Biografía del autor/a

Elenice Silva Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Professora do Departamento de Ciências Humanas e Letras-UESB.

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Publicado

2019-11-06

Cómo citar

Ferreira, E. S. (2019). A história local e a pesquisa em história da educação (The use of local history and research practices in history of education). Crítica Educativa, 5(1), 293–307. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.369

Número

Sección

Artigos e ensaios nacionais