A história local e a pesquisa em história da educação (The use of local history and research practices in history of education)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.369Keywords:
História Local. História da Educação. Annales. Pesquisa em História da Educação.Abstract
O presente texto discorre acerca do debate teórico-metodológico na produção historiográfica em nível local/regional, sem perder de vista a sua relação com o global, já que há muito a historiografia vem considerando que as realidades criadas pela ação do homem, sobre o espaço e no tempo, não podem ser analisadas apenas a partir de seus aspectos globalizantes, mas também de suas particularidades e singularidades manifestadas em seu micro-espaço. Trata-se de uma postura teórico-metodológica que se generalizou por meio da chamada Escola dos Annales, sobretudo, em sua terceira geração, possibilitando a abertura de novas fronteiras interpretativas, de modo a promover outras vias para as pesquisas no campo da História, em especial, da História da Educação. Nessa perspectiva, a escrita da história da educação na dimensão local não deixa de reconhecer o município como entidade político-administrativa com vida própria, entretanto articulado com as ações políticas e educacionais em nível nacional/global, rompendo com a dicotomia entre o centro e a periferia, o local e o global, posto que um está contido no outro. O texto apresenta a parte de uma pesquisa ainda em andamento e que investiga as políticas públicas de educação do município de Vitória da Conquista-Bahia, no período entre 1945 e 1963.
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