Potencialidades do PIBID na/para Licenciatura em Matemática (Potentialities of PIBID in/to Initial Preparation of Mathematics Teachers)

Autores/as

  • João Ricardo Viola dos Santos UFMS
  • Aline Amaro SED-MS

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.192

Resumen

O objetivo desse artigo é investigar potencialidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na/para Licenciatura em Matemática. Por meio de textualizações de entrevistas realizadas com cinco pibidianos, que ficaram por dois anos no projeto, realizamos uma análise das potencialidades, tomando como metodologia de pesquisa a História Oral. Em nossa análise das textualização construímos quatro temáticas, sendo elas: PIBID vs Estágio; PIBID vs Curso de Licenciatura; Financiamento na Formação Inicial; Relação dos pibidianos com o coordenador do projeto e dinâmica das reuniões.  Nossas principais considerações são na direção de apontar transformações na estrutura dos cursos de Licenciatura em Matemática e na constituição de espaços de formações com professores formadores, professores em formação e professores em atuação. 

Biografía del autor/a

João Ricardo Viola dos Santos, UFMS

Instituto de Matemática. UFMS

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Viola dos Santos, J. R., & Amaro, A. (2017). Potencialidades do PIBID na/para Licenciatura em Matemática (Potentialities of PIBID in/to Initial Preparation of Mathematics Teachers). Crítica Educativa, 3(2), 618–633. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.192