Potencialidades do PIBID na/para Licenciatura em Matemática (Potentialities of PIBID in/to Initial Preparation of Mathematics Teachers)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.192Abstract
O objetivo desse artigo é investigar potencialidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na/para Licenciatura em Matemática. Por meio de textualizações de entrevistas realizadas com cinco pibidianos, que ficaram por dois anos no projeto, realizamos uma análise das potencialidades, tomando como metodologia de pesquisa a História Oral. Em nossa análise das textualização construímos quatro temáticas, sendo elas: PIBID vs Estágio; PIBID vs Curso de Licenciatura; Financiamento na Formação Inicial; Relação dos pibidianos com o coordenador do projeto e dinâmica das reuniões. Nossas principais considerações são na direção de apontar transformações na estrutura dos cursos de Licenciatura em Matemática e na constituição de espaços de formações com professores formadores, professores em formação e professores em atuação.References
BACCON, A. L. P.; BRANDT, C. F.; e, CAMARGO, J. A. Formação de Professores de Matemática no Contexto PIBID: Avanços e Perspectivas. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, PR, 2013.
CARTA ABERTA DO PIBID, Salvador, 22 de junho de 2015
CAPPELIN, A.; SALOMÃO, M. E.; BEJARANO, S. R. Relato de Experiência dos Bolsistas PIBID Matemática do Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira. In: EREMAT Sul, 2011.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Pesquisa qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. Mimesis, Bauru, v. 22, n. 1, p. 35-48, 2001.
GARNICA, A. V. M.; FERNANDES, D. N.; SILVA, Heloísa. Entre a amnésia e a vontade de nada esquecer: notas sobre Regimes de Historicidade e História Oral. BOLEMA, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 213-250, 2011.
GATTI, B. Formação De Professores: Condições E Problemas Atuais. Revista Brasileira de Formação De Professores, São Paulo, v.1, n. 1, p.90-102, 2009
GATTI, B.; ANDRE, M. GIMENES, N. FERRAGUT, L. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).– São Paulo: FCC/SEP, 2014.
GOMES, M. L. M. Formação e atuação de professores de Matemática, testemunhos e mapas. In: Antonio Vicente Marafioti Garnica. (Org.). Cartografias Contemporâneas: Mapeando a Formação de Professores de Matemática no Brasil. 1ed.Curitiba: Appris, 2014, p. 11-38.
LINS, R. C. Characterizing the mathematics of the mathematics teacher from the point of view of meaning production. In: 10th International Congress on Mathematical Education, Copenhagen, 2004. Copenhagen. Proceedings… Plenary and Regular Lectures, 2006, p. 1-16.
LOUREIRO, Daniel Zampieri e OLIVEIRA, Franciele Tais de Oliveira. PIBID – Uma interseção de Conhecimentos Entre a Realidade Escolar e a Universidade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Cascavel - PR, 2010.
MOREIRA, P. C. O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
PIBID CAPES. Disponível em http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid (acesso: 03/06/2014 às 19h)
PIBID UFMS. Disponível em http://www.pibid.ufms.br/ (acesso: 03/06/2014 às 21h24)
ZAQUEU, Ana Cláudia Molina, O PIBID como política de incentivo à docência: Um estudo de caso a partir de narrativas (Auto)Biografias de bolsistas e ex-bolsistas na Unesp de Rio Claro, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.