Trabalho Docente: uma leitura dos professores na instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Teaching Work: a reading of the teachers in the institution of the Federal Network of Professional Scientific and Technological Education)

Autores/as

  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais  - PUC Minas
  • Inajara de Salles Viana Neves UFOP
  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Solange Rodrigues Professora do IFMG-Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.150

Palabras clave:

OBEDUC, Trabalho Docente, Educação Profissional, Prática Pedagógica.

Resumen

 

RESUMO

 Este artigo objetiva analisar dados quantitativos, referentes ao trabalho docente, que foram coletados por uma pesquisa do Observatório da Educação (OBEDUC), iniciada em 2010 e concluída em 2014, em uma conceituada e tradicional instituição de Educação Profissional, vinculada à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT). Neste sentido, este texto está centrado na apresentação da investigação realizada pelo Núcleo de Pesquisa, sediado na PUC-Minas, que investigou a formação/profissionalização e o trabalho dos docentes dessa instituição, localizada em Belo Horizonte. Nessa perspectiva, atividades e aspectos importantes relativos ao ofício do professor relacionados ao fazer desse profissional, no que tange à prática pedagógica e que extrapolam a prática da docência, tanto são explicitados e analisados, quanto evidenciados nas suas fragilidades, dificuldades, avanços e superações. A análise dos dados envolveram sete aspectos, a saber: Disciplinas lecionadas; Plano de ensino; Técnicas e Recursos didáticos utilizados na prática docente; Avaliação discente; Prática Docente; Questões que impactam negativamente o trabalho docente; Motivos que levam o professor a sentir o bem-estar.

 

Palavras-chave: OBEDUC; Trabalho Docente; Educação Profissional; Prática Pedagógica.

Biografía del autor/a

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais  - PUC Minas

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas

Inajara de Salles Viana Neves, UFOP

Professora do Departamento de Educação e Tecnologias - DEETE do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Oliveira, M. A. M., Neves, I. de S. V., Paschoalino, J. B. de Q., & Rodrigues, S. (2017). Trabalho Docente: uma leitura dos professores na instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Teaching Work: a reading of the teachers in the institution of the Federal Network of Professional Scientific and Technological Education). Crítica Educativa, 3(2), 127–143. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.150