Trabalho Docente: uma leitura dos professores na instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Teaching Work: a reading of the teachers in the institution of the Federal Network of Professional Scientific and Technological Education)

Authors

  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais  - PUC Minas
  • Inajara de Salles Viana Neves UFOP
  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Solange Rodrigues Professora do IFMG-Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.150

Keywords:

OBEDUC, Trabalho Docente, Educação Profissional, Prática Pedagógica.

Abstract

 

RESUMO

 Este artigo objetiva analisar dados quantitativos, referentes ao trabalho docente, que foram coletados por uma pesquisa do Observatório da Educação (OBEDUC), iniciada em 2010 e concluída em 2014, em uma conceituada e tradicional instituição de Educação Profissional, vinculada à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT). Neste sentido, este texto está centrado na apresentação da investigação realizada pelo Núcleo de Pesquisa, sediado na PUC-Minas, que investigou a formação/profissionalização e o trabalho dos docentes dessa instituição, localizada em Belo Horizonte. Nessa perspectiva, atividades e aspectos importantes relativos ao ofício do professor relacionados ao fazer desse profissional, no que tange à prática pedagógica e que extrapolam a prática da docência, tanto são explicitados e analisados, quanto evidenciados nas suas fragilidades, dificuldades, avanços e superações. A análise dos dados envolveram sete aspectos, a saber: Disciplinas lecionadas; Plano de ensino; Técnicas e Recursos didáticos utilizados na prática docente; Avaliação discente; Prática Docente; Questões que impactam negativamente o trabalho docente; Motivos que levam o professor a sentir o bem-estar.

 

Palavras-chave: OBEDUC; Trabalho Docente; Educação Profissional; Prática Pedagógica.

Author Biographies

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais  - PUC Minas

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas

Inajara de Salles Viana Neves, UFOP

Professora do Departamento de Educação e Tecnologias - DEETE do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

References

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho: Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 11ª Edição. Editora Cortez, 2006.

BURNIER, S.; GARIGLIO, J. Boletim técnico do SENAI. Rio de Janeiro, v 40, n. 2, mai/agosto,2014, p74-99.

FERREIRA, N.S.C. Gestão democrática da educação: ressignificando conceitos e possibilidades. In: FERREIRA, N.S.C.; AGUIAR, M.A. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006b.

FINI, R.; HEIJMANS, R. D.; LUSCHER, A. Z. Insucesso, fracasso, abandono, evasão... um debate multifacetado. In: CUNHA, Daisy Moreira et al (org.). Formação/profissionalização de professores e formação profissional e tecnológica: fundamentos e reflexões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2013. p. 235-271.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIOVANI, L. Indagação e reflexão como marcas da profissão docente. In: GUARNIERE, Maria R. Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. São Paulo: Autores Associados, 2000.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1981.

GRAZZINI, P. Disagioscolastico in scuela e dintorni. Veneza: Educare, anno 5, n. 5, APR. 2005. Disponível em <http://www.educare.it/Scuola/difficolta/disagio_scolastico.htm>. Acesso em: 12 out. 2010.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1999.

KUENZER, A.Z.; CALDAS, A. Trabalho docente: comprometimento e desistência. In: FIDALGO, F.; OLIVEIRA, M.A.M.; FIDALGO, N.L.R. (Org.). A intensificação do Trabalho docente: tecnologias e produtividade. Campinas: Papirus, 2009.

LESSA, S; TONET. Trabalho, sociedade e individuação. Trabalho, educação e saúde. Rio de Janeiro, v., n. 2 2004, p 231-246

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Revista do ANDE, São Paulo, V.10, n.8, 1998 p. 36-42.

LÜDKE, M.; BOING, L. A. O trabalho docente nas páginas de Educação & Sociedade em seus (quase) 100 números. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1179-1201, out. 2007.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boi tempo, 2010.

MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas,1999.

PARO, Victor H. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 2000.

PASCHOALINO, Jussara B. de Queiroz. O professor desencantado: matizes do trabalho docente. Belo Horizonte: Armazém de Ideias, 2009.

PASCHOALINO, Jussara B. de Queiroz; Altoé, Adaílton. Presenteísmo e trabalho docente. Curitiba: CRV, 2015.

PAULA, A. C. R. R.; NAVES, M. L. P. O estresse e o bem-estar docente. Boletim Técnico Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 36, n.1, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.senac.br/bts/361/artigo6.pdf>. Acesso em 03 setembro de 2015.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Arte Médicas, 1998.

SEVERINO, A. J. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, Raquel, B. Formação de professores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003.

SNYDERS, G. Où vont les pédagogies non-directives? Paris: Puf, 1974.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

VIEIRA JÚNIOR, Paulo Roberto. SAÚDE DOCENTE E CONDIÇÕES DE TRABALHO: estudo exploratório realizado em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica de Minas Gerais. Tese 2016.

Published

2017-09-13

How to Cite

Oliveira, M. A. M., Neves, I. de S. V., Paschoalino, J. B. de Q., & Rodrigues, S. (2017). Trabalho Docente: uma leitura dos professores na instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Teaching Work: a reading of the teachers in the institution of the Federal Network of Professional Scientific and Technological Education). Crítica Educativa, 3(2), 127–143. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.150