A docência na perspectiva da formação de formadores: uma contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID (Teaching in the perspective of the training of trainers: a contribution from the Institutional Program of the Initiation Scholarship to Teaching / Pibid)

Autores/as

  • DELZA CRISTINA GUEDES AMORIM Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, IF Sertão PE.
  • JOSENILTON NUNES VIEIRA Universidade do Estado da Bahia/UNEB-Campus III - Juazeiro. Autarquia Educacional do Vale do São Francisco/ Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - AEVSF/ FACAPE.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.144

Palabras clave:

Profissionalização docente, Identidade profissional, Licenciaturas

Resumen

Embasado numa pesquisa de mestrado concluída, este artigo tem como objetivo identificar as concepções sobre a formação docente presentes nos discursos dos professores formadores participantes como coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Pibid, no IF Sertão - PE. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de inspiração fenomenológica, na perspectiva etnometodológica, com o fundamento de autores que referendam a discussão sobre formação e profissionalização docente, entre eles: Tardif (2014), Nóvoa (2009), Gatti (2014), Pimenta (2012), Roldão(2009). Este recorte apresenta de forma descritiva os resultados baseados nas entrevistas com os sujeitos diretos da pesquisa: nove  professores formadores da instituição os quais atuam nas licenciaturas de Física e Química  e no Pibid. Os resultados apresentados evidenciam as bases epistemológicas e praxiológicas da docência, apontados nas vivências e experiências dos professores, discutindo o que é ser professor e ser professor formador de formadores bem com a influência do programa nas  concepções de formação e prática docente. Conclui-se que o programa tem mobilizado o desenvolvimento profissional dos professores no sentido de não apenas saber para ensinar, mas também, saber como ensinar.

Biografía del autor/a

DELZA CRISTINA GUEDES AMORIM, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, IF Sertão PE.

Pedagoga (UPE), Especialista em Psicopoedagogia (UPE), Mestra em Educação (PPGESA/UNEB). Professora efetiva no Instituto Ferderal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernanbucano (IF SERTÃO-PE), Campus Petrolina. Coordenadora Institucional do Pibid.

JOSENILTON NUNES VIEIRA, Universidade do Estado da Bahia/UNEB-Campus III - Juazeiro. Autarquia Educacional do Vale do São Francisco/ Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - AEVSF/ FACAPE.

Pedagogo (UNEB), Mestre em Educação (UFBA), Doutor em Educação (UFRN). Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Ciências Humanas III - Juazeiro – BA. Professor titular da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco / Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - AEVSF/ FACAPE.

 

Citas

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

AMORIM, D. C. G., & VIEIRA, J. N. (2017). A docência na perspectiva da formação de formadores: uma contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID (Teaching in the perspective of the training of trainers: a contribution from the Institutional Program of the Initiation Scholarship to Teaching / Pibid). Crítica Educativa, 3(2), 269–285. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.144