A docência na perspectiva da formação de formadores: uma contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID (Teaching in the perspective of the training of trainers: a contribution from the Institutional Program of the Initiation Scholarship to Teaching / Pibid)

Authors

  • DELZA CRISTINA GUEDES AMORIM Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, IF Sertão PE.
  • JOSENILTON NUNES VIEIRA Universidade do Estado da Bahia/UNEB-Campus III - Juazeiro. Autarquia Educacional do Vale do São Francisco/ Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - AEVSF/ FACAPE.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.144

Keywords:

Profissionalização docente, Identidade profissional, Licenciaturas

Abstract

Embasado numa pesquisa de mestrado concluída, este artigo tem como objetivo identificar as concepções sobre a formação docente presentes nos discursos dos professores formadores participantes como coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Pibid, no IF Sertão - PE. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de inspiração fenomenológica, na perspectiva etnometodológica, com o fundamento de autores que referendam a discussão sobre formação e profissionalização docente, entre eles: Tardif (2014), Nóvoa (2009), Gatti (2014), Pimenta (2012), Roldão(2009). Este recorte apresenta de forma descritiva os resultados baseados nas entrevistas com os sujeitos diretos da pesquisa: nove  professores formadores da instituição os quais atuam nas licenciaturas de Física e Química  e no Pibid. Os resultados apresentados evidenciam as bases epistemológicas e praxiológicas da docência, apontados nas vivências e experiências dos professores, discutindo o que é ser professor e ser professor formador de formadores bem com a influência do programa nas  concepções de formação e prática docente. Conclui-se que o programa tem mobilizado o desenvolvimento profissional dos professores no sentido de não apenas saber para ensinar, mas também, saber como ensinar.

Author Biographies

DELZA CRISTINA GUEDES AMORIM, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, IF Sertão PE.

Pedagoga (UPE), Especialista em Psicopoedagogia (UPE), Mestra em Educação (PPGESA/UNEB). Professora efetiva no Instituto Ferderal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernanbucano (IF SERTÃO-PE), Campus Petrolina. Coordenadora Institucional do Pibid.

JOSENILTON NUNES VIEIRA, Universidade do Estado da Bahia/UNEB-Campus III - Juazeiro. Autarquia Educacional do Vale do São Francisco/ Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - AEVSF/ FACAPE.

Pedagogo (UNEB), Mestre em Educação (UFBA), Doutor em Educação (UFRN). Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Ciências Humanas III - Juazeiro – BA. Professor titular da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco / Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - AEVSF/ FACAPE.

 

References

Referências

BOURDIEU. Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BRASIL. Decreto n. 7.219 de 25/06/2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm> . Acesso em: jun. 2013.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96 – 24 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> . Acesso em: jan. 2105.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out. - Dez. 2010, P. 1355 – 1379. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: abril de 2014.

______. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudo Avaliativo Educação São Paulo. V.25, n57, p.24-54, jan./abr.2014. Disponível em:< http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1899/1899.pdf> Acesso em: nov. 2015.

______. Formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP. São Paulo, n.100, p.33-46, dez./jan./fevereiro. 2013-2014. Disponível em:< http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164/79909> Acesso em: nov. 2015.

______. Et al. Um estudo avaliativo do programa institucional de bolsa de iniciação à docência(Pibid). São Paulo: Fundação Carlos Chagas/SEP, 2014. Disponível em: < https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/24112014-pibid-arquivoAnexado.pdf> acesso em: jan. 2015.

IMBÉRNON, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação. N° 8. P.7-22, Jan/abr 2009.< Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/S8_PTG_CarlosMarcelo20(1).pdf. > Acesso em: dez. 2015.

MASETTO, Marcos. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In:______, Marcos. (org) Docência na Universidade. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2009.

MELO, Geovana Ferreira. Docência na universidade: em foco os formadores de professores. In: ______; NAVES, Marisa Lomônoca de Paula. (orgs.) Didática e docência universitária. Uberlândia: EDUFU, 2012.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. Madrid: 2009. Disponível em: < http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf> Acesso em: mai. 2014.

______. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. (Livreto). São Paulo: SIMPRO, 2007. Disponível em:< http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf> Acesso em: mai. 2014.

______. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Baía, Brasil), em Julho de 2003. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf.>. Acesso em: 18/01/15.

______. O passado e o presente dos professores . In: NÓVOA, Antônio (org). Profissão professor. Coleção Ciências da Educação. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.

______. Formação de professores e profissão docente. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. > Lisboa: 1992.

______. Formação de professores e profissão docente. In: Os professores e a sua formação. ______

(org). Publicações Dom Quixote, Lisboa: 1992.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de Professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2012.

______. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012a.

ROLDÃO, Maria do Céu. Formação de professores na investigação portuguesa – um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional. Formação Docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 57-70, ago/dez. 2009. Disponível em <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br > Acesso em: nov.2015.

______. Profissionalidade docente em análise- especificidades dos ensinos superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação – ano XI, v. 12, n. 13, jan./dez. 2005. p. 105 a 126. Disponível em: < http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1692/1601> Acesso em: nov.2015.

______. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. V.12, n 34, jan/abr. 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf> Acesso em: nov. 2015.

SACRISTAN, José Gimeno. A avaliação no ensino. IN: ______; GÓMEZ, Alberto Pérez. Compreender e transformar o ensino. 24. ed. Curitiba: Artemed, 1998.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. Ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2011.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Alternativas pedagógicas para a formação do professor da educação superior. In: ______. (org.) Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas, SP: Papirus, 2010.

VIEIRA, Josenilton Nunes. O sindicato como espaço de construção da profissão Docente. Natal: 2009. Tese (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação.

ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Published

2017-09-13

How to Cite

AMORIM, D. C. G., & VIEIRA, J. N. (2017). A docência na perspectiva da formação de formadores: uma contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID (Teaching in the perspective of the training of trainers: a contribution from the Institutional Program of the Initiation Scholarship to Teaching / Pibid). Crítica Educativa, 3(2), 269–285. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.144