Princípios e práticas para formação de professores em ambiente escolar: o movimento das ações estabelecidas em um grupo pibidiano (Principles and practices for teacher training in school environment: the movement of actions established in a PIBID group)

Autores/as

  • Neusa Maria Marques de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Neiva Nazareth da Silva UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.138

Palabras clave:

Atividade de Ensino. Teoria Histórico-Cultural. Formação de Professores de Matemática

Resumen

Neste artigo relata-se uma pesquisa cujo objetivo foi investigar aspectos potencializadores da apropriação do conhecimento sobre atividade de ensino, emanados dos princípios e práticas de uma proposta de formação de professores no ambiente escolar, sustentada na teoria Histórico-Cultural com enfoque na Teoria da Atividade. Os dados foram coletados em um grupo constituído pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), através de questionários, entrevistas, portfólios e e-mails. A análise documental baseou-se no decreto nº 6.755, que estabeleceu os princípios dessa formação, e a análise das práticas de formação baseou-se no método estruturado pelo materialismo-dialético, unidade organizada por cenas que compõem episódios e conduzem à identificação dos elementos estruturantes do processo. As falas dos integrantes do grupo convergem para a melhoria da qualidade na formação inicial e contínua dos professores, mas evidências revelam uma prática com ações e reflexões pontuais, restritas ao cumprimento do programa, limitadas ao saber fazer. Discussões coletivas e elaboração conjunta dão lugar às ações individuais que não se constituem objeto mediador dos integrantes do grupo no movimento formativo.

Biografía del autor/a

Neusa Maria Marques de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade de São Paulo (USP-SP), doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente colaboradora do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com vínculo de Professora Associada II aposentada. Professora Visitante do PPGECM - do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. Membro do grupo de pesquisa GEPAPe. E-mail: <neusamms@uol.com.br>.

Neiva Nazareth da Silva, UFMS

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), membro do grupo de pesquisa **Alfabetização, Letramento e Letramento Matemático (UFMS); E-mail: neivanazareth@gmail.com

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Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Souza, N. M. M. de, & Silva, N. N. da. (2017). Princípios e práticas para formação de professores em ambiente escolar: o movimento das ações estabelecidas em um grupo pibidiano (Principles and practices for teacher training in school environment: the movement of actions established in a PIBID group). Crítica Educativa, 3(2), 253–268. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.138