As tendências educativas e aspectos legais da supervisão presentes nos termos de visita da diretoria de ensino de Itapetininga: 1960 a 2000

Autores/as

  • Ester Chichaveke

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.10

Palabras clave:

Supervisão de ensino. Termos de visita. Legislação educacional. Tendências educativas.

Resumen

Esta pesquisa objetivou investigar a presença das tendências educativas e efeitos das legislações federal e estadual que permearam a atuação da supervisão de ensino da Diretoria de Ensino - Região de Itapetininga entre os anos de 1960 a 2000. Esses elementos foram cotejados com a prática supervisora, mediante os resultados da análise dos registros dos Termos de Visita, lavrados em livros específicos pelos próprios supervisores, por ocasião das periódicas visitas às unidades escolares. A definição do recorte cronológico da pesquisa (as três últimas décadas do século XX) foi ratificada, prioritariamente, por ocasião da disponibilidade das fontes primárias, encontradas e recolhidas dos arquivos de três unidades escolares vinculadas à Diretoria de Ensino da Região de Itapetininga.

 

 

Biografía del autor/a

Ester Chichaveke

Mestre em Educação. Supervisora de Ensino da SEESP

Citas

CHICHAVEKE, E. As tendências educativas e aspectos legais da supervisão presentes nos Termos de Visita da Diretoria de Ensino de Itapetininga: 1960 a 2000. Dissertação (Mestrado em Educação). 2015. 261p. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba/SP, 2015. Orientador: Prof. Dr. Marcos Francisco Martins.

Publicado

2015-10-12

Cómo citar

Chichaveke, E. (2015). As tendências educativas e aspectos legais da supervisão presentes nos termos de visita da diretoria de ensino de Itapetininga: 1960 a 2000. Crítica Educativa, 1(1), p.218–219. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.10