As tendências educativas e aspectos legais da supervisão presentes nos termos de visita da diretoria de ensino de Itapetininga: 1960 a 2000
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.10Keywords:
Supervisão de ensino. Termos de visita. Legislação educacional. Tendências educativas.Abstract
Esta pesquisa objetivou investigar a presença das tendências educativas e efeitos das legislações federal e estadual que permearam a atuação da supervisão de ensino da Diretoria de Ensino - Região de Itapetininga entre os anos de 1960 a 2000. Esses elementos foram cotejados com a prática supervisora, mediante os resultados da análise dos registros dos Termos de Visita, lavrados em livros específicos pelos próprios supervisores, por ocasião das periódicas visitas às unidades escolares. A definição do recorte cronológico da pesquisa (as três últimas décadas do século XX) foi ratificada, prioritariamente, por ocasião da disponibilidade das fontes primárias, encontradas e recolhidas dos arquivos de três unidades escolares vinculadas à Diretoria de Ensino da Região de Itapetininga.
References
CHICHAVEKE, E. As tendências educativas e aspectos legais da supervisão presentes nos Termos de Visita da Diretoria de Ensino de Itapetininga: 1960 a 2000. Dissertação (Mestrado em Educação). 2015. 261p. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba/SP, 2015. Orientador: Prof. Dr. Marcos Francisco Martins.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.