Políticas de inclusão e a crise da educação especial

Authors

  • Silmara Aparecida Lopes Uniso-Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.6

Keywords:

Políticas inclusionistas. Educação especial. Educação inclusiva.

Abstract

A terminologia educação especial precisa ser revista e superada para não continuar atuando como um paradoxo à educação inclusiva que defende o direito de todos à educação nas salas regulares, já que aquela permite, em seu arranjo organizacional, escolas e classes especiais que são tipos de abordagens educacionais contraditórias à concepção de uma educação mais inclusiva e que luta pelo combate da exclusão educacional. Considera-se que a educação especial passa por uma crise de sentidos, especialmente, quando é criticamente examinada diante do conceito de educação inclusiva que vem ganhando força no Brasil. Tem-se como pressuposto que não é mais necessário continuar existindo dois tipos de educação para as pessoas com deficiências, transtornos, distúrbios, as quais deverão fazer parte da educação para todos (educação inclusiva) e não de uma educação que ainda se diz “especial”. A pesquisa procurou mostrar que há evidências para a superação dessa terminologia que se encontra descontextualizada na atualidade, principalmente, por apresentar-se na prática como uma política educacional antagônica à política de educação inclusiva entendida em sua essência como aquela que não excluí, não segrega, não discrimina nenhum aluno.

 

Author Biography

Silmara Aparecida Lopes, Uniso-Universidade de Sorocaba

Mestra em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. 

 Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação - GEPLAGE -UFSCAR - SOROCABA.

Membro do grupo de pesquisa GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR-SOROCABA.

Especialização em Gestão da Rede Pública Universidade de São Paulo- USP (2012).

Especialização: A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva-UNESP (2015).

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Published

2015-10-12

How to Cite

Lopes, S. A. (2015). Políticas de inclusão e a crise da educação especial. Crítica Educativa, 1(1), p.147–162. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.6