ANALYTICAL NOTES ON THE PROFESSIONAL FORMATION IN SOCIAL WORK

Authors

  • Mizzaely Lacerda Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id447

Keywords:

formação profissional, serviço social, pedagogias do "aprender a aprender"

Abstract

The purpose of this article is to analyze the main mistakes, particularities and challenges that involve professional training in Social Work in contemporary times. Based on a bibliographic review, we identified that the context of advancing the commercialization of higher education in Brazilian society ends up imposing new perspectives on training and new teaching methodologies, marked by the enhancement of the technical-operative dimension and the role of students in training, as well as the devaluation of the theoretical-methodological dimension and the role of the teacher in the teaching-learning process. Currently, they can be seen in the so-called active methodologies, which integrate the “learn to learn” pedagogies.

References

ABEPSS. Lei de Diretrizes Curriculares de 1996. Brasília: CFESS, 1996.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

BERBEL, Neusi. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32 , n. 1 , p. 25 40 , jan./jun. 2011.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? quatro ensaios críticos-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2008. (Coleção polêmicas do nosso tempo, 86).

EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Tradução de Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

FÁVERO, Eunice. Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: CFESS/ABEPSS (Orgs.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/Abepss, 2009.

FORTI, Valéria; GUERRA, Yolanda. Na prática a teoria é outra? Serviço Social: Temas, textos e contextos. In: FORTI, V; GUERRA, Y. (Orgs.). Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

GUERRA, Yolanda. O conhecimento crítico na reconstrução das demandas profissionais contemporâneas. In: Battini, O; Baptista, M. (Orgs.). A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção de conhecimento. São Paulo: Editora Veras, 2009.

IAMAMOTO, Marilda Villela. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 120, p. 609-639, 2014.

_____. As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo. In: MOTA, A. E. et al. (Org.). Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (Orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: MOTA, A. E. et al. (Org.). Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006.

PERRENOUD, Phillipe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

SAVIANI, Dermeval. A expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. Poiesis pedagógica – V. 8. n. 02, ago/dez. 2010.

SILVA, Everton. Crítica às metodologias ativas na formação profissional em Serviço Social. Temporalis, Brasília, ano 19, n. 38, p. 147-161, jul./dez. 2019.

TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

TONIOLO, Charles. Visita amigável entre os pobres: um manual para trabalhadores de caridade, de Mary Richmond. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 136. p. 583-588, set./dez. 2019.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánches. Filosofía de la praxis. 3. ed. Ciudad de México: Grijalbo, 1980. (Colección enlace).

Published

2020-12-03

How to Cite

Lacerda, M. (2020). ANALYTICAL NOTES ON THE PROFESSIONAL FORMATION IN SOCIAL WORK. Crítica Educativa, 6(1), 1–13. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id447

Issue

Section

Artigos e ensaios nacionais