Ações do PIBID de Matemática/UFRN e a formação de professores (PIBID Mathematics UFRN subproject’s actions and teacher education)

Authors

  • Fernando Guedes Cury Universidade Federal do Rio Grande doNorte http://orcid.org/0000-0002-2941-4456
  • Giselle Costa de de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mércia de Oliveira Pontes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.159

Keywords:

PIBID. Educação Matemática. Ações. Formação de Professores.

Abstract

Considerando a importância de programas como o PIBID para a formação de professores em geral e, particularmente, de Matemática, o presente trabalho versa sobre o relato da trajetória de um dos mais antigos subprojetos da área que ainda tem suas atividades vigentes e com ações exitosas que são aqui compartilhadas juntamente com seus resultados e impacto na formação dos envolvidos, sejam eles licenciandos, supervisores, alunos da Educação Básica e ainda demais membros das comunidades escolares envolvidas e da Universidade. Nosso relato destaca, portanto, como discussões da literatura sobre a formação docente foram levadas a cabo em nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas ao PIBID.

References

BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-ESP, 2007.

BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Organizações curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.

D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sergio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NÓVOA, A. Para uma formación de professores construida dentro de la profesión. Revista de Educación. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte español, n. 350, Lisboa/POR, p. 203-218, set./dez. 2009.

ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas.

In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. cap. 12, p.199-218.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Org.) Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 212-231.

SMOLE, K. S.; DINIZ, I. D. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed editora, 2001.

SMOLE, K. S., DINIZ, M. I., MILANI, E. Jogos na matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. (Cadernos do Mathema – Ensino Fundamental).

SMOLE, K. S. et al. Jogos de matemática: de 1º a 3º ano. Porto Alegre: Artmed, 2008. (Cadernos do Mathema – Ensino Médio).

SOUSA, G. C., PONTES, M. de O. Aliança potencial para formação de professores de matemática: conexões entre PIBID e estágio supervisionado. Rematec, n. 13, v. 8, 2013.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicações em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Published

2017-09-13

How to Cite

Cury, F. G., Sousa, G. C. de de, & Pontes, M. de O. (2017). Ações do PIBID de Matemática/UFRN e a formação de professores (PIBID Mathematics UFRN subproject’s actions and teacher education). Crítica Educativa, 3(2), 890–900. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.159