APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM BIOLOGIA - A TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v7.id501Resumo
As dificuldades em trabalhar assuntos relativos à sexualidade como o desejo, a construção do corpo na sociedade, gravidez indesejada, identidade de gênero, diversidade sexual, o respeito às diferenças estão, muitas vezes, relacionadas à formação que professoras/es tiveram nos cursos de graduação. O curso de licenciatura em Ciências Biológicas aqui focalizado não possui disciplinas que discutam diretamente as questões de sexualidade, nesse sentido foi proposto pela professora de estágio de docência esta temática, a partir de uma demanda da escola campo de estágio. A partir das experiências vivenciadas pelos/as licenciandos/as, interessou aos pesquisadores analisar que aprendizagens da docência as experiências de estágio (estudo, planejamento, regência, reflexão em grupo) com a temática da sexualidade puderam propiciar a estes/as licenciandos/as. As licenciandas e os licenciandos apontam a importância deste estágio para sua formação, destacando principalmente aspectos da aprendizagem da docência, bem como as dificuldades e as possibilidades de tratar a temática da sexualidade. Considerando as reflexões que este estágio proporcionou aos licenciandos e às licenciandas, duas categorias foram estabelecidas: (a) Aprendizagens Gerais da Docência e (b) Aprendizagens que envolvem o conteúdo a ser ensinado. Entendemos que este trabalho possa auxiliar professores da educação básica, bem como formadores de professores a refletirem sobre o ensino de sexualidade na educação básica e superior.
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