APONTAMENTOS ANALÍTICOS SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id447Palavras-chave:
formação profissional, serviço social, pedagogias do "aprender a aprender"Resumo
O objetivo deste artigo é analisar os principais equívocos, particularidades e desafios que envolvem a formação profissional em Serviço Social na contemporaneidade. A partir de uma revisão bibliográfica, identificamos que o contexto de avanço da mercantilização do ensino superior, na sociedade brasileira, acaba impondo novas perspectivas de formação e novas metodologias de ensino, marcadas pelo enaltecimento da dimensão técnico-operativa e do papel do discente na formação, bem como pela desvalorização da dimensão teórico-metodológica e do papel do docente no processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, podem ser percebidas nas chamadas metodologias ativas, que integram as pedagogias do “aprender a aprender”. Em síntese, os fundamentos dessas pedagogias apresentaram-se incompatíveis com os fundamentos ontológicos da formação profissional em Serviço Social.Referências
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