NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E AÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA: 20 ANOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • Roseli Rodrigues de Mello
  • Fabiana Marini Braga
  • Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id628

Resumo

O artigo apresenta o percurso de vinte anos de existência do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), da Universidade Federal de São Carlos. As autoras e o autor se dedicam ao que é especificidade do Núcleo: a articulação entre ensino, pesquisa e extensão com base no conceito de aprendizagem dialógica, do entendimento de que a extensão universitária e a formação de professores precisam ser realizadas com base em evidências científicas produzidas em cocriarão com a população, e que a inserção em redes internacionais de pesquisa é fundamental para produzir conhecimento de qualidade. São resgatados os projetos de pesquisa e de extensão do grupo realizados ao longo dos 20 anos pelos pesquisadores e pesquisadoras, iniciantes e experientes, que compõem ou compuseram o grupo. O fio condutor da narrativa é dado pela autora mais experiente, em interlocução com a autora e o autor formados no NIASE e que atualmente coordenam o grupo em conjunto.

Biografia do Autor

Roseli Rodrigues de Mello

Doutor(a) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.  

Fabiana Marini Braga

Doutor(a) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.  

Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva

Doutor(a) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor(a) do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.  

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Rodrigues de Mello, R., Marini Braga, F. ., & Nishiwaki da Silva, A. R. . (2022). NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E AÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA: 20 ANOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Crítica Educativa, 8(3), 1–24. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id628

Edição

Seção

NIASE_20 anos