NIASE- CENTRO DE INVESTIGACIÓN Y ACCIÓN SOCIAL Y EDUCATIVA: 20 AÑOS DE ENSEÑANZA, INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id628Resumen
El artículo presenta la trayectoria a lo largo de los veinte años de existencia del Núcleo de Investigación y Acción Social y Educativa, de la Universidad Federal de São Carlos. Las autoras y autor se dedican a lo que es la especificidad del NIASE: la articulación entre la enseñanza, la investigación y la extensión universitária basada en el concepto de aprendizaje dialógico, la comprensión de que la extensión universitaria y la formación de los profesores necesitan ser realizadas con base en evidencias científicas producidas en co-creación con la población, y que la inserción en redes internacionales de investigación es esencial para se producir conocimiento de calidad. Son analizados los proyectos de investigación y extensión del grupo y las materias impartidas a lo largo de los 20 años por los investigadores, tanto principiantes como experimentados, que pertenecen o han pertenecido al equipo de NIASE. El hilo conductor de la narración lo da la autora más experimentada, hacendolo en diálogo con el autor y la autora formados en el NIASE y que actualmente com ella coordinan el Núcleo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.