“Eu não sofro por ser negro, quer dizer, eu não posso me importar”: análise de uma experiência de estágio supervisionado com foco na temática do racismo (“I do not suffer for being black, I mean, I cannot care": analysis of a supervised internship experience focusing on the theme of racism)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.419Palavras-chave:
Racismo. Transversalidade. Ensino Fundamental. Língua Espanhola.Resumo
Este artigo visa problematizar a forma como o tema transversal “racismo” foi abordada por uma professora estagiária negra e compreendida pelos seus alunos em uma prática de Estágio Supervisionado de Língua Espanhola em uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam para a presença de silenciamentos nas falas de alunos negros, posições em defesa da existência do racismo reverso e, também, negação da condição do racismo. Por outro lado, evidencia-se o orgulho da estagiária com os resultados obtidos ao término da experiência. Por último, apontamos algumas recomendações sobre como professores podem abordar a temática na Educação Básica.
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