“Eu não sofro por ser negro, quer dizer, eu não posso me importar”: análise de uma experiência de estágio supervisionado com foco na temática do racismo (“I do not suffer for being black, I mean, I cannot care": analysis of a supervised internship experience focusing on the theme of racism)

Authors

  • Valesca Brasil Irala Universidade Federal do Pampa
  • Mônica Carolina Ferrreira Alves

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.419

Keywords:

Racismo. Transversalidade. Ensino Fundamental. Língua Espanhola.

Abstract

Este artigo visa problematizar a forma como o tema transversal “racismo” foi abordada por uma professora estagiária negra e compreendida pelos seus alunos em uma prática de Estágio Supervisionado de Língua Espanhola em uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam para a presença de silenciamentos nas falas de alunos negros, posições em defesa da existência do racismo reverso e, também, negação da condição do racismo. Por outro lado, evidencia-se o orgulho da estagiária com os resultados obtidos ao término da experiência. Por último, apontamos algumas recomendações sobre como professores podem abordar a temática na Educação Básica.

Author Biographies

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Letras - Linguística Aplicada e docente associada na Universidade Federal do Pampa, onde atua na Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais e no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas. 

https://orcid.org/0000-0001-6190-8440

Mônica Carolina Ferrreira Alves

Graduada em Letras-Línguas Adicionais (Inglês e Espanhol) na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

https://orcid.org/0000-0002-4850-8626

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Published

2020-01-02

How to Cite

Brasil Irala, V., & Ferrreira Alves, M. C. (2020). “Eu não sofro por ser negro, quer dizer, eu não posso me importar”: análise de uma experiência de estágio supervisionado com foco na temática do racismo (“I do not suffer for being black, I mean, I cannot care": analysis of a supervised internship experience focusing on the theme of racism). Crítica Educativa, 5(2), 73–91. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.419

Issue

Section

Relatos de experiência