O jogo protagonizado infantil como um ato artístico: uma abordagem histórico-cultural (The children protagonized game as an artistic act: a historical-cultural approach)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.334Palavras-chave:
Jogo protagonizado. Infância. Arte.Resumo
Neste trabalho o jogo protagonizado infantil é problematizado com base na perspectiva histórico-cultural, como um ato artístico. Trata-se de um estudo realizado em duas escolas de Educação Infantil (uma pública e outra privada), com 26 crianças de 4 a 5 anos de idade, com o intuito de investigar a vivência das operações em 11 jogos protagonizados. Compreende-se o jogo protagonizado na infância enquanto uma atividade humana, de base afetivo-volitiva repleta de catarses que orientam seus atos, mediados pelas relações sociais. As crianças experimentam integralmente diferentes papéis, no contexto do jogo, o que gera descarga de energia, produzindo o efeito de catarse e resultando no ato artístico. Compreende-se a elaboração do jogo protagonizado é tão complexo e desafiador quanto apreciar uma obra de arte em um museu.
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