O que as crianças do campo fazem fora da escola? Reflexões sobre cultura e infância em territórios rurais de Santa Catarina (What do countryside children do outside school? Reflections on culture and childhood in rural territories of Santa Catarina)

Autores/as

  • Soraya Franzoni Conde UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.96

Palabras clave:

Infância. Cultura. Educação Infantil do Campo.

Resumen

Este trabalho aborda a relação entre a cultura e a infância em territórios não urbanos do estado de Santa Catarina. Busca perceber as manifestações culturais infantis fora da escola, de modo a apreender a relação entre infância, cultura, vida e território do campo. Ele persegue os seguintes questionamentos teóricos e práticos: o que as crianças fazem e vivem fora da escola? Como infância e cultura se relacionam? Como é ser criança no campo catarinense? O trabalho parte de 479 desenhos e redações de crianças entre 4 e 10 anos de idade coletadas entre 2010 e 2011 em 11 escolas localizadas no campo catarinense com o parte de pesquisa de doutorado em educação desenvolvida pela autora.

Biografía del autor/a

Soraya Franzoni Conde, UFSC

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e colaboradora no Programa de Pós Graduação em Serviço Social/UFSC.

Citas

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FERNANDES, F. As “Trocinhas” do Bom Retiro: contribuição ao estudo folclórico e Sociológico da Cultura e dos Grupos infantis. In: Proposições. v. 15, n 1 (43) – jan/abril.2004.

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Publicado

2017-02-13

Cómo citar

Conde, S. F. (2017). O que as crianças do campo fazem fora da escola? Reflexões sobre cultura e infância em territórios rurais de Santa Catarina (What do countryside children do outside school? Reflections on culture and childhood in rural territories of Santa Catarina). Crítica Educativa, 2(2), 51–61. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.96