Cabo Verde e Brasil: relatos de experiências de pesquisa (Cape Verde and Brazil: reports of research experiences)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.85Palabras clave:
Educação. Escolarização. Infância. Cabo Verde. CAPES-AULP.Resumen
O trabalho objetiva relatar processos de mobilidade acadêmica ocorridas no período de 2013/2015 quando estudantes, docentes e pesquisadores de graduação e de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Jean Piaget realizaram missões de estudos e pesquisas nos quadros do Acordo CAPES/AULP. Vários autores apontam que a globalização das dinâmicas econômicas e financeiras, a mundialização da produção, circulação e consumo de bens materiais e imateriais, bem como, as inovações tecnológicas, da informática, da comunicação e dos transportes têm incrementado a circulação de pessoas e a possiblidade de compreensão de outras realidades sob a perspectiva da analise comparada. Nos limites deste artigo, apresentamos os relatos de uma pesquisa de tipo etnográfico realizada em Cabo Verde, a partir do trabalho com fontes documentais e não documentais, da observação e descrição direta de tempos e espaços de educação escolar e não escolar tendo como foco as manifestações infantis da cultura cabo-verdiana. Os resultados apontam que a mobilidade acadêmica aguça os processos de formação e aprofunda as estruturas de emancipação humana ancorada na racionalidade estético-expressiva das artes e da literatura, na racionalidade instrumental-cognitiva da ciência e da tecnologia e na racionalidade moral-prática da ética e do direito.
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