Cabo Verde e Brasil: relatos de experiências de pesquisa (Cape Verde and Brazil: reports of research experiences)

Autores/as

  • Danyelen Pereira Lima Universidade Federal de São Carlos
  • Débora Mazza Unicamp Universidade Estadual de Campinas
  • Nima Spigolon Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
  • Beatriz Rodrigues Torres Unicamp - Universidade Estadual d eCampinas

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.85

Palabras clave:

Educação. Escolarização. Infância. Cabo Verde. CAPES-AULP.

Resumen

O trabalho objetiva relatar processos de mobilidade acadêmica ocorridas no período de 2013/2015 quando estudantes, docentes e pesquisadores de graduação e de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Jean Piaget realizaram missões de estudos e pesquisas nos quadros do Acordo CAPES/AULP. Vários autores apontam que a globalização das dinâmicas econômicas e financeiras, a mundialização da produção, circulação e consumo de bens materiais e imateriais, bem como, as inovações tecnológicas, da informática, da comunicação e dos transportes têm incrementado a circulação de pessoas e a possiblidade de compreensão de outras realidades sob a perspectiva da analise comparada. Nos limites deste artigo, apresentamos os relatos de uma pesquisa de tipo etnográfico realizada em Cabo Verde, a partir do trabalho com fontes documentais e não documentais, da observação e descrição direta de tempos e espaços de educação escolar e não escolar tendo como foco as manifestações infantis da cultura cabo-verdiana. Os resultados apontam que a mobilidade acadêmica aguça os processos de formação e aprofunda as estruturas de emancipação humana ancorada na racionalidade estético-expressiva das artes e da literatura, na racionalidade instrumental-cognitiva da ciência e da tecnologia e na racionalidade moral-prática da ética e do direito.

Biografía del autor/a

Danyelen Pereira Lima, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Realizou um intercâmbio académico de duração de seis meses na Universidade de Lisboa em 2014. Participou do programa CAPES/AULP, realizando uma pesquisa em Cabo Verde em Maio de 2015. Atualmente trabalha como monitora no Instituto Jacarandá e realiza uma especialização em Sociologia da Infância pela Universidade Federal de São Carlos.

Débora Mazza, Unicamp Universidade Estadual de Campinas

Debora Mazza - Diretora Associada da FE/UNICAMP e docente do Departamento de Ciências Sociais na Educação . Participa do Programa de Pós Graduação em Educação, da Linha Educação e Ciências Sociais e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educacionais (GPPE). Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos temas de: Educação e Escolarização, Pensamento social brasileiro, Florestan Fernandes, Circulação de pessoas, saberes e práticas e Políticas Públicas e Educação.

Nima Spigolon, Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação, área de concentração Ciências Sociais na Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestrado em Educação, área de concentração: Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, pela mesma Universidade (2009). Graduação em Pedagogia (2005) e Bacharelado em Administração (1992). Professora Doutora da Faculdade de Educação, na Universidade Estadual de Campinas. Credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do GEPEJA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos) e integrante do GPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação), ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Beatriz Rodrigues Torres, Unicamp - Universidade Estadual d eCampinas

Graduada em pedagogia pela Universidade EStadual de Campinas (2015), Atualmente mora nos Estados Unidos da America.

Citas

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Publicado

2017-02-13

Cómo citar

Lima, D. P., Mazza, D., Spigolon, N., & Torres, B. R. (2017). Cabo Verde e Brasil: relatos de experiências de pesquisa (Cape Verde and Brazil: reports of research experiences). Crítica Educativa, 2(2), 178–196. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.85