Educação e movimentos sociais na região de Sorocaba/SP: incipiente mapeamento

Autores/as

  • Marcos Francisco Martins Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Débora Bergamini

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.78

Palabras clave:

Movimentos Sociais. Educação Não Escolar. Educação não formal. Sorocaba/SP.

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a trinta e nove movimentos sociais da região de Sorocaba, com o objetivo de identificá-los e também a práxis educativa que desenvolvem. A metodologia de coleta de dados contou com um levantamento de informações disponibilizadas na Internet e com um questionário aplicado aos integrantes dos movimentos investigados. Os dados foram analisados pela referência aos conceitos de práxis comunitária e práxis social. Basicamente, o texto divide-se em duas parte, sendo que a primeira contém uma síntese das abordagens dos movimentos sociais, identificando-os como clássicos e "novos movimentos sociais", e na segunda os dados coletados são apresentados e analisados. Na conclusão, destaca-se que, apesar de limites, a práxis educativa é indispensável à existência dos próprios movimentos e à superação do atual padrão de civilidade.

Biografía del autor/a

Marcos Francisco Martins, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Editor da Crítica Educativa, é graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação. Coordena o Programa de Mestrado em Educação da UFSCar Campus Sorocaba, é líder do GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação - e bolsista PQ-CNPq.

Débora Bergamini

Graduada em História e mestranda no programa de pós-graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba.

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Publicado

2016-08-17

Cómo citar

Martins, M. F., & Bergamini, D. (2016). Educação e movimentos sociais na região de Sorocaba/SP: incipiente mapeamento. Crítica Educativa, 2(1), p.96–115. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.78

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais