Temas ambientales y literatura infantil contemporánea: ¿qué relaciones existen con la naturaleza?
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v9.id672Resumen
El artículo propuesto tiene como objetivo plantear reflexiones teóricas sobre la difusión, en el libro infantil, de discursos que sustentan un tipo de pedagogización del contacto con las cuestiones ambientales. De carácter instrumentalizado, didáctico y moralizante, esta literatura se preocupa principalmente por prescribir a los niños modos de ser, estar y actuar en el mundo, actualmente marcado por la idea de crisis ambiental. En este sentido, es una literatura que busca producir subjetividades colectivas homogeneizadas y no permite la forja de otros y nuevos territorios existenciales. En otra dirección, basada en una nueva lógica ecosófica, se presenta aquí la posibilidad de la literatura infantil como arte, provocando poderosas experiencias infantiles, cuya centralidad reside en la niñez misma.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.