Movimentos sociais e educação: intervenções político-pedagógicas de movimentos negros em Sorocaba

Autores/as

  • Mariana Martha Cerqueira Silva UFSCar-So

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.65

Palabras clave:

Movimento negro. Educação. Relações étnico-raciais.

Resumen

Este artigo se insere nas discussões sobre movimentos negros e educação e é fruto da pesquisa que desenvolvi no mestrado em Educação. O presente trabalho apresenta como objetivo recontar o percurso histórico da população negra de Sorocaba desde o século XVI bem como mapear a presença atual de coletividades negras nesta mesma cidade. Os dados aqui expostos são resultado de ampla pesquisa bibliográfica sobre a história da cidade a partir de levantamento de obras do historiador Carlos Carvalho Cavalheiro. O mapeamento dos movimentos negros em atuação no século XXI são decorrentes do critério metodológico da pesquisa participante desenvolvida naquela ocasião. Nesse contexto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os/as militantes destes movimentos negros que nos cederam os dados compartilhados neste artigo. A história desta população negra segue o padrão da negligência, quando não da distorção, a que foram submetidos os feitos históricos de resistência, luta e intervenção social encabeçados por afrodescendentes. As ações dos movimentos negros em atuação revelam que a conquista por direitos sociais é ainda bandeira de luta no século XXI e que o campo da educação continua sendo espaço formativo para

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Publicado

2016-08-17

Cómo citar

Cerqueira Silva, M. M. (2016). Movimentos sociais e educação: intervenções político-pedagógicas de movimentos negros em Sorocaba. Crítica Educativa, 2(1), p.66–78. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.65

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais