Por uma pedagogia crítica (By a critical pedagogy)

Autores/as

  • Márden De Pádua Ribeiro PUC Minas Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de BH

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.59

Palabras clave:

Pedagogia. Crítica. Transformação. Educação.

Resumen

O artigo trata-se da defesa de uma concepção crítica de Pedagogia amparado, sobretudo, em McLaren (1997). Convida-se o leitor a uma reflexão acerca da Pedagogia crítica como uma alternativa possível ao campo da formação de professores. Ressalta-se a politização da educação como necessária a uma postura de luta constante pela transformação social. Entendendo a formação de professores como um campo em disputa, a Pedagogia crítica torna-se uma saída viável para o educador que se compromete com justiça social, em busca de menos desigualdade. Compromete-se, assim, com a lógica dos oprimidos, a favor do fim da condição de dominação, amparando-se em Freire (2013). O trabalho trata-se de uma reflexão teórica.

Biografía del autor/a

Márden De Pádua Ribeiro, PUC Minas Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de BH

Doutorando e mestre em Educação pela PUC-MG. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Integrante do Grupo de Pesquisa: Currículo Crítico-Emancipatório: Políticas e Práticas (PUC-MG).

Citas

APPLE, M. Ideologia e currículo. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

__________. AU, Wayne. Repensando a reprodução: o neomarxismo na teoria da educação crítica. In: APPLE, Michael. AU, Wayne, GANDIN, Luís Armando. Educação crítica. Análise Internacional. Porto Alegre: Artmed, p. 100-114, 2011.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

CANDAU, V. M. (org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2005.

FISCHMAN, G.; SALES, S. R. Formação de professores e pedagogias críticas. É possível ir além das narrativas redentoras? Revista Brasileira de Educação. v. 15, n. 43, p. 3-18, 2010.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia – o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

__________. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

__________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

__________. Extensão ou comunicação? 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

__________. Pedagogia do oprimido. 33ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1-25, 2010.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MCLAREN, Peter. A vida nas escolas. Uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões atuais. 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

PACHECO, J. A. Teoria curricular crítica: os dilemas (e contradições) dos educadores críticos. Revista Portuguesa de Educação, 14(1), p. 49-71, 2001.

PARAÍSO, M. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 283-303,2004.

RISTOFF, D. Perfil socioeconômico do estudante de graduação. Uma análise de dois ciclos completos de ENADE (2004 a 2009). Cadernos do GEA, Rio de Janeiro, n. 4, jul./dez.2013.

SANTOS, B. S. Porque é tão difícil construir uma teoria crítica? Revista Crítica de Ciências Sociais, 54, p. 197-215, 1999.

STRECK, D. Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atual. Pro-Posições. v. 25, n. 3 (75), p. 83-101, 2014.

TANURI, L. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 14, p. 61-88, maio/agosto, 2000.

ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percurso de estudantes universitários de camadas populares. 28ª Reunião anual da ANPEd, 2005.

ZEICHNER, K. Uma análise crítica sobre a "reflexão" como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, 2011.

Publicado

2017-02-13

Cómo citar

Ribeiro, M. D. P. (2017). Por uma pedagogia crítica (By a critical pedagogy). Crítica Educativa, 2(2), 231–247. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.59