Narrar y esperar con Cartas Pedagógicas: un diálogo fecundo entre el legado de Paulo Freire y la investigación narrativa (auto)biográfica

Autores/as

  • Ana Lúcia Souza de Freitas Universidade Federal do Pampa (Unipampa, Campus Jaguarão) e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França.
  • Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id571

Resumen

El artículo presenta estudios sobre el deambular de dos educadores investigadores, ejerciendo el diálogo como “amigos críticos”, en el sentido metodológico de esta relación. Los autores analizan una serie histórica de sus producciones académicas, en momentos diferentes y complementarios, lo que resulta en la aproximación del pensamiento de Paulo Freire con los referentes de la investigación narrativa (auto)biográfica. Tiene como objetivo compartir la comprensión actual del potencial teórico-metodológico intrínseco a la expresión Letras Pedagógicas como contribución a la investigación narrativa y (auto)biográfica.

Biografía del autor/a

Ana Lúcia Souza de Freitas, Universidade Federal do Pampa (Unipampa, Campus Jaguarão) e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França.

Doutora em Educação (PUCRS, 2005) com estudos de Pós-Doutorado em Pedagogia Crítica (Liverpool Hope University, 2015). Atualmente aposentada, é pesquisadora convidada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Jaguarão, integrando o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Avaliação e Gestão da Educação/GEPPAGE. Desde 2020, integra o Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França. Atuou como docente em outras Instituições de Ensino Superior: UNISINOS, PUCRS, FURG, UERGS e UNILASALLE. Foi professora e especialista em educação na Rede Estadual do RS e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, trabalhando também como assessora pedagógica da SMED e participando da construção do projeto Escola Cidadã. Participou, de forma continuada, por mais de vinte anos do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Autora dos livros: Andarilhagens de uma educadora pesquisadora: Cartas Pedagógicas e outros registros de participação no Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire (BT Acadêmica; Poiesis & Poiética Casa Publicadora, 2020); Leituras de Paulo Freire: uma trilogia de referência ? segunda edição ampliada (BeM, 2020) e Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores (EDIPUCRS, 2001), coautora e organizadora dos livros Paulo Freire em diálogo com outros autores/as (Méritos, 2013; 2021); Contra o desperdício da experiência: a Pedagogia do Conflito revisitada (Redes, 2009), entre outros; autora de vários verbetes no Dicionário Paulo Freire, entre eles, registro, curiosidade epistemológica e reflexão sobre a prática.

Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Pós-doutora em Psicologia da Educação - bolsista CNPq em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela UFSCar. Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e  no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, desenvolvendo pesquisas no campo da Formação de Professores e da abordagem (auto)biográfica. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Narrativas, Formação e Trabalho Docente" - NEPEN.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Freitas, A. L. . S. de, & Nakayama, B. C. M. S. (2022). Narrar y esperar con Cartas Pedagógicas: un diálogo fecundo entre el legado de Paulo Freire y la investigación narrativa (auto)biográfica. Crítica Educativa, 8(2), 1–24. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id571

Número

Sección

Dossie Modos de Narrar a Vida