NARRATING AND HOPE WITH PEDAGOGICAL LETTERS: A FRUITFUL DIALOGUE BETWEEN THE LEGACY OF PAULO FREIRE AND NARRATIVE (AUTO)BIOGRAPHIC RESEARCH

Authors

  • Ana Lúcia Souza de Freitas Universidade Federal do Pampa (Unipampa, Campus Jaguarão) e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França.
  • Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id571

Abstract

The article presents studies on the wanderings of two research educators, exercising dialogue as “critical friends” – in the methodological sense of this relationship. The authors analyze a historical series of their academic productions, in different and complementary moments, which results in the approximation of Paulo Freire's thought with the references of (auto)biographical narrative research. It aims to share the current understanding of the theoretical-methodological potential intrinsic to the expression Pedagogical Letters as a contribution to narrative and (auto)biographical research.

Author Biographies

Ana Lúcia Souza de Freitas, Universidade Federal do Pampa (Unipampa, Campus Jaguarão) e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França.

Doutora em Educação (PUCRS, 2005) com estudos de Pós-Doutorado em Pedagogia Crítica (Liverpool Hope University, 2015). Atualmente aposentada, é pesquisadora convidada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Jaguarão, integrando o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Avaliação e Gestão da Educação/GEPPAGE. Desde 2020, integra o Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França. Atuou como docente em outras Instituições de Ensino Superior: UNISINOS, PUCRS, FURG, UERGS e UNILASALLE. Foi professora e especialista em educação na Rede Estadual do RS e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, trabalhando também como assessora pedagógica da SMED e participando da construção do projeto Escola Cidadã. Participou, de forma continuada, por mais de vinte anos do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Autora dos livros: Andarilhagens de uma educadora pesquisadora: Cartas Pedagógicas e outros registros de participação no Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire (BT Acadêmica; Poiesis & Poiética Casa Publicadora, 2020); Leituras de Paulo Freire: uma trilogia de referência ? segunda edição ampliada (BeM, 2020) e Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores (EDIPUCRS, 2001), coautora e organizadora dos livros Paulo Freire em diálogo com outros autores/as (Méritos, 2013; 2021); Contra o desperdício da experiência: a Pedagogia do Conflito revisitada (Redes, 2009), entre outros; autora de vários verbetes no Dicionário Paulo Freire, entre eles, registro, curiosidade epistemológica e reflexão sobre a prática.

Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Pós-doutora em Psicologia da Educação - bolsista CNPq em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela UFSCar. Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e  no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, desenvolvendo pesquisas no campo da Formação de Professores e da abordagem (auto)biográfica. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Narrativas, Formação e Trabalho Docente" - NEPEN.

Published

2022-12-30

How to Cite

Freitas, A. L. . S. de, & Nakayama, B. C. M. S. (2022). NARRATING AND HOPE WITH PEDAGOGICAL LETTERS: A FRUITFUL DIALOGUE BETWEEN THE LEGACY OF PAULO FREIRE AND NARRATIVE (AUTO)BIOGRAPHIC RESEARCH. Crítica Educativa, 8(2), 1–24. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id571

Issue

Section

Dossie Modos de Narrar a Vida