PEDAGOGÍA NARRATIVA: LOS MOVIMIENTOS DE LA PRAXIS CREATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id568Resumen
El artículo se propone tejer aproximaciones entre Pedagogía y narrativa como camino posible para la construcción de textos fundantes de la ciencia de la educación, a partir de la innovación semántica que propone la pedagogía narrativizadora. La hermenéutica del texto de Ricoeur propone matices para (re)configurar la acción pedagógica, inspirados en la praxis creativa que posibilita la textura entre el factum y el fictum. En esta particular comprensión, la potencia creadora que enmarca la acción pedagógica, desde la perspectiva ficcional, abre nuevos horizontes para escuchar el surgimiento de la pedagogía como ciencia de, sobre y para la educación.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.