A intrínseca relação entre elaboração de conceitos e aprendizagem escolar

Autores/as

  • Glaucia Uliana Pinto Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.51

Palabras clave:

Elaboração de Conceitos. Dificuldades de Aprendizagem. Prática Pedagógica. Perspectiva Histórico-Cultural.

Resumen

Nos estudos da perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento e a aprendizagem relacionam-se à internalização de signos e à ação educativa, principalmente escolar. As funções mentais superiores evoluem a partir da apropriação progressiva dos conceitos científicos, elaboração que acontece nas interações sociais pela construção dos significados das palavras em seu uso contextual. Considerando tais pressupostos, este trabalho, que é parte de uma pesquisa de pós-doutoramento, foi realizado com dois alunos do quinto ano do ensino fundamental do sistema de ensino público brasileiro. Ambos demonstraram grande dificuldade para ler, escrever e compreender conceitos trabalhados em sala de aula pela professora. A pesquisadora realizou encontros semanais com os meninos em horários diferentes dos momentos das aulas, buscando investigar a relação entre o ensino de conceitos escolares e suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento. As atividades foram registradas em diário de campo e a análise destes registros, apoiada na abordagem microgenética, indica que para a construção do conhecimento escolar, os processos de elaboração conceitual vão além da apropriação do conhecimento historicamente construído pelos alunos, envolvendo também o aprendizado da leitura e escrita. 

Biografía del autor/a

Glaucia Uliana Pinto, Universidade Metodista de Piracicaba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência mental, brincar, imaginação, elaboração do conhecimento e abordagem histórico-cultural.

Citas

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Publicado

2016-08-17

Cómo citar

Pinto, G. U. (2016). A intrínseca relação entre elaboração de conceitos e aprendizagem escolar. Crítica Educativa, 2(1), p.186–201. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.51

Número

Sección

Artigos e ensaios nacionais