CONCEPTOS REFERENCIALES Y PRAXIS DE LA ESCUELA CIUDADANA - LEGADOS Y EL DESAFÍO DE LA REINVENCIÓN
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id506Resumen
El proyecto Escuela Ciudadana desarrollado y reflejado colectiva y participativamente en la Red Municipal de Porto Alegre, entre 1990 y 2004, produjo un cambio extraordinario en la Escuela Pública en diálogo con otras experiencias, dejó legados y nos desafía a su reinvención frente a la hegemonía neoliberal conservadora que impone en Brasil. Cuestionando la escuela autoritaria, meritocrática y excluyente, resignificó el currículo, la evaluación, las reglas de convivencia y gestión de la educación, a través del retorno de la soberanía a la ciudadanía en la relación con el Estado, la ruptura de los mecanismos naturalizadores de la desigualdad y el debate y cambio de reglamentos escolares, legislación educativa y el significado de la escuela. Sin embargo, la alternancia en el poder determinada por las elecciones, puso en la resistencia esta propuesta y sus nuevos conceptos democratizadores, emancipadores e inclusivos. Desde este lugar, es necesario reinventarlos y abordar importantes desafíos como el racismo, el sexismo, el predominio de evaluaciones a gran escala y la privatización del currículo y presupuesto educativo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.