REFERENTIAL CONCEPTS AND PRAXIS OF THE CITIZEN SCHOOL LEGACIES AND THE CHALLENGE OF REINVENTION
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id506Abstract
The Citizen School project developed and reflected collectively and participatively in the Municipal Network of Porto Alegre, between 1990 and 2004, produced an extraordinary change in the Public School in dialogue with other experiences, left legacies and challenges us to its reinvention in the face of the conservative neoliberal hegemony that imposes in Brazil. Questioning the authoritarian, meritocratic and exclusionary school, it resignified curriculum, assessment, rules of coexistence and management of education, through the return of sovereignty to citizenship in the relationship with the state, the rupture of the natural mechanisms of inequality and the debate and alteration of schoolregulations, educational legislation and the meaning of the school. However, the alternation in power determined by the elections, put this proposal and its new democratizing, emancipatory and inclusive concepts in the resistance. From this place, it is necessary to reinvent them and deal with important challenges such as racism, sexism, the preponderance of large-scale evaluations and the privatization of the curriculum and educational budget.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.